Imprimir

Notícias / Copa 2014

Fifa deve selecionar cerca de 1.000 voluntários para atuar em Cuiabá; imagens

Darwin Júnior - Da Redação

Cuiabá virou, nesta segunda-feira, o centro das atenções nacionais no cenário da preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. A segunda etapa do programa nacional de voluntariado para a Copa de 2014 foi aberta oficialmente esta manhã. Mesmo com a ausência de Ronaldo ‘Fenômeno’, dirigente do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo 2014, o evento atraiu um grande número de pessoas, incluindo jornalistas de outros estados ao salão Cloves Vetorato, no Palácio Paiaguás.

Leia mais:
Para voluntários, atuação traz nova perspectiva profissional
Governador e Ministro se encontram em solenidade por trabalho seguro na Arena


O lançamento na capital mato-grossense contou com a presença do governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães e o prefeito Mauro Mendes (PSB). Também estavam presentes o gerente de voluntários da Fifa, Rodrigo Hermida e Ricardo Cattelli, responsável do Brasil Voluntário.
Com a expectativa de receber mais de 130 mil inscrições, o programa promovido pela Fifa, Governo Federal COL vai selecionar 15 mil pessoas para a Copa. Destes, cerca de 1.000 devem ser direcionados para trabalhar em Cuiabá.

No ato do início da cerimônia, em Cuiabá, as inscrições foram abertas para todo o país e para o exterior. Quinze minutos após a abertura da segunda etapa, já haviam 400 voluntários inscritos. No fim da manhã, o COL tinha contabilizado mais de 1.000 interessados.

O lançamento do programa em Cuiabá foi elogiado no discurso do prefeito Mauro Mendes. Ele destacou o papel do governo do Estado e a importância de a cerimônia ocorrer na Capital. “Isso valoriza Cuiabá”, comemorou. “A Copa do Mundo é o maior evento do planeta e será um divisor de águas para Cuiabá que é a sede que está investindo no maior volume de obras para este evento.

“Vejo que o governador Silval Barbosa está fazendo muito bem seu papel de promover as transformações nesta cidade. O governador está deixando um legado que jamais será esquecido”, acrescentou Mauro Mendes, agradecendo a Fifa por acreditar em Cuiabá.

Por sua vez, o governador Silval Barbosa observou que “é um grande orgulho para nós mato-grossenses receber essa competição. O mundo está de olho no Brasil neste momento. Isso é muito significativo para o Estado que mais produz neste país”. Silval destacou as riquezas econômicas e o potencial turístico do Estado. “Também pretendemos produzir um número significativo de voluntários.

O secretário da Secopa, Maurício Guimarães espera a participação maciça de mato-grossenses no programa. “Não tenho dúvida de que haverá um número expressivo de inscrições. Vamos procurar fazer nossa parte brilhantemente”, pontua.

O programa de Voluntários

A partir de hoje, os interessados em ser voluntário na Copa do Mundo já podem fazer a inscrição no site da Fifa (pt.fifa.com.br/voluntários). Segundo o COL, 130 mil pessoas foram cadastradas na primeira etapa e continuam pleiteando a vaga como voluntário. Mesmo que seja para trabalhar de graça, não será fácil ser selecionado: 15 mil serão escolhidos e treinados pela equipe de Rodrigo Hermida.

Hermida explicou como funcionará o processo: “Na primeira etapa, até dezembro, faremos dinâmicas de grupo. Nos Estados em que teremos jogos, as entrevistas serão na cidade-sede, aos sábados e domingos. Em outros casos, como no Acre, vamos falar por Skype. A segunda etapa será com treinamento online sobre a Copa. Na terceira, vamos cruzar o perfil dos candidatos para saber sobre disponibilidade, interesse e tempo. Quem passar, já estará selecionado e aí vem o treinamento específico”.

De acordo com o COL, o anúncio dos escolhidos deve sair até o mês de abril de 2014. Na maioria das vezes o contato se dará por e-mail, então os candidatos têm que estar sempre muito atentos. “Damos três opções de função e três opções de sede. Tentamos respeitar as três escolhas, mas não será possível em todos os casos. Nosso sistema direciona as pessoas para perto da sua cidade. O candidato de Santa Catarina provavelmente irá trabalhar em Porto Alegre ou Curitiba”, explica Hermida.

Dos 15 mil voluntários, cerca de 1.000 ficarão em Cuiabá. No Rio, que terá o centro de imprensa, o QG da Fifa e a final, serão 1,5 mil voluntários. São Paulo e Brasília contarão com 1,1 mil, e as demais cidades com o mesmo número de Cuiabá. E tem mais os voluntários específicos para as cerimônias de abertura e encerramento, o que totaliza 15 mil.

Na Copa das Confederações, 97% dos 5.652 voluntários eram brasileiros. Na Copa, o percentual de estrangeiros vai subir, segundo o COL. “Sobre os brasileiros, é claro que desejamos quem fale inglês, espanhol, alemão ou outro idioma. Mas esta não é uma questão definitiva”, esclarece Hermida.

Em sua apresentação, Ricardo Cappelli, responsável pelo programa Brasil Voluntário, explicou que os voluntários selecionados atuarão em hotéis, estádios, Centros de Treinamento, aeroportos, garagens, centro de ingressos e estádios. Entre os benefícios estão dois kits de uniforme completo (camisa, casaco, calça, tênis, boné e mochila). Os voluntários também receberão alimentação, transportes e brindes de patrocinadores, entre outros benefícios. No final da Copa, receberão reconhecimento da Fifa com certificados. Atualizada às 18h35

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa