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Aeroporto de Rondonópolis será preparado para aliviar o Marechal Rondon na Copa

Da Redação - Darwin Júnior

Rondonópolis também será beneficiada com a Copa do Mundo de 2014. O aeroporto Maestro Marinho Franco, de Rondonópolis (200 quilômetros da capital), servirá de alternativa para aliviar o terminal Marechal Rondon, em Várzea Grande, durante a Copa, quando o Estado deverá registrar um recorde no movimento de passageiros por conta de uma estimativa de visitas de aproximadamente 60 mil turistas. Com o atraso nas obras do aeroporto de Cuiabá e uma iminente necessidade de um ‘plano B’, Rondonópolis surge de forma oportuna para evitar um vexame de nível internacional durante a Copa.

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A recomendação da Fifa e do Governo Federal de preparar aeroportos no entorno das cidades-sede da Copa, fez o Governo do Estado de Mato Grosso bater o martelo pela ampliação do aeroporto de Rondonópolis, e já definiu um cronograma de entrega: maio de 2014.

Agora ratificada como uma das opções para o Mundial e uma das alternativas para o turismo devido ao Mundial, a obra será executada pela empresa Ensercon Engenharia em uma parceria entre a Secretaria Estadual de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) e a Secretaria de Estado de Turismo (Sedtur) com investimento de R$ 21 milhões.

O propósito com a ampliação é que o aeroporto de Rondonópolis sirva de apoio para o Marechal Rondon em junho de 2014, quando acontece a Copa. Dessa forma, o terminal Maestro Marinho Franco receberá a ampliação de sua pista para que possa acolher pouso de aeronaves de grande porte como o boeing 373-700, com capacidade para 150 passageiros.

Com a execução das obras, a pista que atualmente comporta aviões de pequeno e médio porte, passará de 1.850 metros de extensão (30 de largura), para 2.460 metros de comprimento por 45 de largura além da implantação de uma pista de taxiamento paralela com 2.022 metros.

O projeto para o aeroporto Maestro Marinho Franco prevê todas as pistas iluminadas para receber vôos noturnos em com a instalação de um sistema indicador de percurso de aproximação de precisão (PAPI), instrumento que permite ao piloto visualizar a pista a nove quilômetros de distância durante o dia e quase 40 quilômetros à noite, proporcionando maior segurança no pouso.

O investimento fará com que o aeroporto rondonopolitano entre para a lista dos ‘top 40’ do país e passe, futuramente, a oferecer linhas ligando Rondonópolis ao resto do país, sem a necessidade de conexão com a capital. Os trabalhos de ampliação na pista do aeroporto de Rondonópolis devem ter início nas próximas semanas.

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