Imprimir

Notícias / VLT

Sistema de ônibus terá que melhorar para conexão com o VLT, avisa Mauro Mendes

Da Redação - Darwin Júnior

A partir de 2014, Cuiabá contará com o sistema de transporte urbano mais moderno do mundo na atualidade. A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de oferecer conforto e rapidez aos passageiros, colocará a capital mato-grossense no nível das cidades européias no quesito de transporte público. Porém, a realidade caminha para um contraste, entre o moderno e o arcaico, quando os vagões do VLT receberão a conexão de ônibus, com suas frotas antigas e sucateadas.

Leia mais:
Mauro afirma que entrega de obras transformará cidade
Prefeito promete ‘limpar’ o Porto para executar obra da Copa

Na tentativa de atenuar essa diferença, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes prometeu, nesta terça-feira, durante a cerimônia de inauguração das três primeiras obras da Copa do Mundo em Cuiabá, que determinará à sua equipe trabalho no sentido de preparar a frota de ônibus da capital e toda a sua logística para uma conexão melhor com o VLT.

Mauro Mendes declarou que “quando o Governo do Estado finalizar as obras do VLT, não poderemos imaginar um grande e moderno sistema de transporte coletivo e ainda termos ônibus ligando a ele com a qualidade que historicamente tiveram. Uma coisa puxa a outra. Precisaremos ter ônibus que se conectam a esse VLT na mesma dimensão e com a mesma qualidade que esse modal de transporte”, afirmou.

Assim, o gestor da capital quer que sejam feitas alterações nos pontos de ônibus da Capital, nas vias e calçadas. “Da mesma forma, não podemos imaginar ter um VLT de qualidade, ter ônibus de qualidade e pontos de ônibus sem cobertura, como temos hoje em Cuiabá. Não dá para aceitarmos um VLT passando em lugares onde as calçadas são de péssima qualidade ou não existem”, observou.

Com esse mesmo pensamento, o prefeito defende que “também não podemos pensar em uma Miguel Sutil com viadutos importantes e dezenas de ruas sem asfalto. Temos agora a oportunidade, inspirada por esse evento, de começar um ciclo virtuoso de transformações em Cuiabá e vamos aproveitá-la. Queremos ter orgulho não só desse evento, mas de tudo o que está sendo feito e que será feito nos próximos anos”.

Mauro Mendes ainda reforçou seu compromisso de recapear até dezembro desse ano 100 quilômetros de ruas da cidade. “Serão 100 quilômetros feitos com qualidade. Estamos fazendo um esforço muito grande para que isso aconteça. Tivemos o apoio da Secopa e estamos executando os serviços com os recursos arrecadados da população”.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa