Imprimir

Notícias / Mobilidade Urbana

Mais duas obras da Copa serão inauguradas hoje pelo Governo do Estado

Da Redação - Darwin Júnior

Ao invés de três que havia anunciado, apenas duas obras da Copa do Mundo serão inauguradas pelo Governo do Estado, na tarde desta quinta-feira (31), complementando a entrega do 'pacote' previsto para outubro. O governador Silval Barbosa vai cortar a fita e oficializar como inaugurada a ponte sobre o Rio Coxipó, na rua dos Eucaliptos, entre a avenida Fernando Corrêa da Costa e a Arquimedes Pereira Lima (antiga Estrada do Moinho).

Leia mais:
"Estamos vencendo", diz Silval ao inaugurar as três primeiras obras da Copa
Governo inaugura novas obras do Mundial nesta quinta-feira no Coxipó

Além da ponte, o governo fará também a entrega do prolongamento da Rua dos Eucaliptos, no bairro Jardim das Palmeiras, região Sul. Estava na programação para hoje a inauguração da avenida Juliano Costa Marques – proximidades do Pantanal Shopping –, no entanto, o Governo optou por deixar para entregar em novembro juntamente com o viaduto da Sefaz, já que esta obras tem localização muito próximas.

As duas obras farão a ligação entre as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Estrada do Moinho, facilitando o acesso a diversas regiões de Cuiabá, como o Coxipó e o CPA, passando pela avenida das Torres. A ponte foi executada pela construtora CIBE e custou R$ 3,9 milhões. Já o prolongamento da rua, que fica no bairro Jardim das Palmeiras, em Cuiabá, recebeu um investimento de R$ 1,7 milhão e foi executada pela empresa Base Dupla Serviços e Construções.

A solenidade inaugural no Jardim das Palmeiras deve ter início nas proximidades da ponte. Com 130 metros de extensão por 11,8m de largura, a ponte construída sobre o rio Coxipó vai beneficiar os moradores do Jardim Palmeiras, Parque Ohara, Chácara dos Pinheiros e demais bairros no entorno, além dos motoristas que diariamente trafegam pela avenida Fernando Corrêa e necessitam de alternativas para se deslocar em direção a pontos centrais de Cuiabá.

Para moradores do Jardim das Palmeiras, a ponte e o prolongamento são de grande importância para a região. O professor Oreste Preti, professor aposentado da UFMT, que mora no bairro há quase 30 anos, recorda do tempo em que o loteamento, que agora é um bairro. “Agora tem um vai e vem, mas tudo bem; até porque sempre percebi a necessidade de uma obra de urbanização próxima a esse rio e sempre fiquei na expectativa da construção dessa ponte”, conta ele.

O secretário ajunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander enfatiza que a ponte foi planejada para aumentar as opções de rotas alternativas e, consequentemente, dar vazão ao tráfego de veículos durante a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Depois da entrega deste primeiro ‘pacote’ das obras da Copa, o Governo do Estado vai tomar um ‘fôlego’ e iniciar a preparação da entrega das grandes obras como viadutos e trincheiras. Sete intervenções devem ser inauguradas em novembro, com destaque para os viadutos da Sefaz, Despraiado, UFMT, MT-040 e trincheira Ciríaco Cândia.

Até dezembro, o Estado pretende inaugurar as obras restantes. Devem ficar para 2014 o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ampliação do aeroporto Marechal Rondon e a trincheira Jurumirim. É possível que também fiquem para 2014 outras obras importantes como as trincheiras Santa Rosa e Verdão, Centro Oficiais de Treinamento (COT’s) e Arena Pantanal.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa