Imprimir

Notícias / VLT

Governo promoverá 'desfile' de trem do VLT por ruas de Cuiabá e VG

Da Redação - Darwin Júnior

O primeiro trem do Veículo Leve sobre Trilhos cuiabano deve ser exibido na tarde desta quinta-feira (07) para as populações de Cuiabá e Várzea Grande. A composição, com sete vagões fará um ‘desfile’ em carreta especial por algumas vias da capital, até à chegada ao pátio do Centro de Manutenções de Várzea Grande, onde ficará acomodada sobre os primeiros 500 metros de trilhos que já estão assentados. A exibição pública do VLT foi planejada nesta terça-feira pelo Governo do Estado, com o interesse de apresentar o novo modal.

Leia mais:
Primeiro trem do VLT chega a Cuiabá na noite desta terça-feira
Vistoria detecta que apenas o trecho Aeroporto-Porto do VLT deve ficar pronto para a Copa

A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) informou que a chegada da primeira composição ocorreu na manhã desta quarta-feira (6). As carretas que transportam os vagões estão estacionadas no Porto Seco (Distrito Industrial), até a autorização do governador Silval Barbosa para sua apresentação pública pelas principais ruas e avenidas de Cuiabá e Várzea Grande.

 Uma vez executados os processos burocráticos da importação no Porto Seco, as carretas com os vagões iniciam a jornada rumo a Várzea Grande através do Centro de Cuiabá e bairro Porto. Isso só deve acontecer na tarde desta quinta-feira.

A exibição do primeiro VLT é também mais uma jogada de marketing do Governo do Estado que na semana passada deu início às inaugurações das obras da Copa do Mundo em Cuiabá. A ideia é também mostrar que ‘o sonho começa a se tornar realidade para a população da capital’. Segundo o secretário Extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, a composição seguirá para o pátio e ficará sob vigília. “Então, nada mais justo do que oportunizar a população a conhecer o VLT”, ressalta.

As três carretas que transportam o trem – dividido em três partes – saíram do Porto de Santos, no fim de outubro. Devido ao fato de o veículo apresentar alta tecnologia e complexos sistemas de telecomunicação e operação, o transporte demandou uma estratégia logística arrojada.

A missão de fabricar e transportar, ficou à cargo da CAF empresa espanhola. O transporte dos trens ao Porto Seco de Cuiabá e depois ao pátio de operações do VLT, está sendo feito pela CAF Brasil, que compõem o Consórcio VLT, responsável pelo fornecimento do material rodante (trens) e sinalização ferroviária.

A importação dos trens para Cuiabá exigiu a contratação de uma empresa especializada, a Mac Logistic, especializada em logística. As carretas têm cerca de 100 metros de comprimento e viajam apenas durante o dia, com média de velocidade de 40 quilômetros por hora, com monitoramento via satélite. Assim que chegar a Cuiabá, o processo aduaneiro do primeiro e dos demais trens será feito no Porto Seco de Cuiabá, para então ser levado para o pátio de operações, em Várzea Grande.

O contrato junto à CAF prevê a aquisição de um total de 40 veículos com sete módulos cada. E cada um tem a capacidade de transportar até 400 pessoas por composição, sendo 72 sentados. Atualizada às 16 horas

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa