Imprimir

Notícias / VLT

Primeiro trem do VLT chega a Cuiabá, mas exibição ao público só deve ocorrer amanhã; veja imagens

Da Redação - Darwin Júnior

Por volta das 11 horas desta quarta-feira, chegou ao Distrito Industrial de Cuiabá, o primeiro trem do VLT que rodará na capital a partir de 2014. A composição, com sete vagões e transportada por três carretas especiais se encontra estacionada no Porto Seco, onde acontece a deliberação aduaneira. Somente após isso, os vagões estarão liberados para transporte até o pátio do Centro de Manutenção de Várzea Grande, onde 500 metros de trilhos já estão prontos.

Leia mais:
Governo promoverá 'desfile' de trem do VLT por ruas de Cuiabá e VG
Silval Barbosa volta a falar em expansão do VLT para bairros de Cuiabá

As carretas que transportam a composição saíram do Porto de Santos em outubro acompanhadas por uma equipe de batedores. A uma velocidade de 40 quilômetros por hora, as carretas percorreram quase 2 mil quilômetros até Cuiabá. 

Ao confirmar a chegada da primeira composição, esta manhã, a Secretaria Extraordinária da Copa negou o termo ‘desfile’ para a apresentação dos vagões à população, no trajeto que fará do Porto Seco ao pátio do CM, em Várzea Grande. Devido ao processo de desembaraço aduaneiro que pode demorar horas, o transporte até Várzea Grande deve ser adiado para amanhã, para evitar maiores transtornos no trânsito no caso de liberação no horário de pico.

A chegada da primeira composição do VLT chamou a atenção de curiosos que foram até ao local observar de perto os vagões. "Agora dá para acreditar", afirmou o pedreiro José Ailton Gonçalves que ficou alguns minutos olhando o trem. 

Confira vídeo da chegada dos vagões do VLT

 

A exibição do primeiro VLT é também mais uma jogada de marketing do Governo do Estado que na semana passada deu início às inaugurações das obras da Copa do Mundo em Cuiabá. A ideia é também mostrar que ‘o sonho começa a se tornar realidade para a população da capital’. Segundo o secretário Extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, a composição seguirá para o pátio e ficará sob vigília. “Então, nada mais justo do que oportunizar a população a conhecer o VLT”, ressalta.

"Esta primeira composição foi também um teste para a logística desde o procedimento de saída do Porto de Santos, até sua chegada em Cuiabá", afirmou o secretário Maurício Guimarães. Ele informou que já estão prontas 25 composições do VLT, na Espanha. "Mas, não necessidade de forçar a importação neste momento. O foco agora é testar esse primeiro trem. Depois, vamos receber, a cada 15 ou 20 dias, novos vagões", observou.

A missão de fabricar e transportar até o Porto de Santos, ficou à cargo da CAF empresa espanhola. O transporte dos trens ao Porto Seco de Cuiabá e depois ao pátio de operações do VLT, está sendo feito pela CAF Brasil, que compõem o Consórcio VLT, responsável pelo fornecimento do material rodante (trens) e sinalização ferroviária.

Confira abaixo galeria (Crédito: Valdeir Moraes)

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa