Imprimir

Notícias / VLT

Após ‘desfile’ na capital, primeiro trem do VLT chega aos trilhos, em VG; população aprova (fotos)

Da Reportagem Local - Darwin Júnior/ Da Redação - Wesley Santiago

Depois de uma jornada de mais de cinco mil quilômetros, chegaram à Cuiabá, nesta sexta-feira (08) os primeiros vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As composições ‘desfilaram’ nas principais vias da capital e também de Várzea Grande. A população aproveitou para tirar fotos e conhecer o novo modal. Surpreendeu a ausência de autoridades e embora não tenha havido 'barulho', a população aprovou a novidade.

Veja mais:
Carro do VLT é apresentado na Praça das Bandeiras esta manhã
Silval Barbosa vistoria chegada a Cuiabá dos primeiros vagões do VLT e prevê tarifa de R$ 2,70

As três carretas passaram pelas principais vias de Cuiabá e Várzea Grande como avenida das Torres, Dante de Oliveira, Juliano Costa Marques e avenida do CPA, onde ficaram estacionadas por cerca de 40 minutos em frente a Praça das Bandeiras para exposição pública.

Depois as composições seguiram para a as avenidas Prainha, XV de Novembro, Beira Rio, Ponte Sérgio Mota e Cristo Rei, este foi um dos locais em que o VLT enfrentou problemas para passar por contas dos fios da rede elétrica muito baixos. O trajeto na região demorou mais de uma hora e meia. Uma equipe da Rede Cemat que acompanhava o comboio resolveu a situação fazendo o levantamento dos fios com varas especiais.

Ainda em Várzea Grande os problemas com o trânsito se intensificaram e longas filas de carros foram aparecendo nas ruas. Na área do Aeroporto Marechal Rondon, o trânsito ficou tumultuado e as carretas demoraram quase uma hora e meia para atravessar esta parte do trajeto. Um dos problemas foram as vias estreitas das duas cidades que obrigaram os motoristas das carretas a realizar várias manobras.

Veja vídeo do desfile:



Curiosos aproveitaram para tirar fotos e conhecer o novo meio de transporte que deve começar a ser usado em 2014, segundo as projeções do Governo do Estado. O bairro do Cristo Rei foi o que mais ‘tietou’ o novo modal. Os trens foram exibidos nas vias de maior fluxo daquele bairro. O primeiro 'gargalo' ocorreu no cruzamento das avenidas Ari Paes Barreto e Professora Izabel Pinto, onde a equipe de transporte levou quase uma hora para decidir pela mudança de trajeto após cientificar de que não havia a possibilidade de seguir o percurso prévio.

Por volta das 13h50, enfim as três carretas terminaram uma viagem de 45 dias – sendo que 30 destes foram dentro de um navio - e chegaram ao Centro de Manutenção do VLT, em Várzea Grande. A imprensa não teve acesso ao local. Agora os trabalhos ficam com os funcionários do Centro de Manutenção, encarregados de assentar o restante dos trilhos.

A composição passará por vários testes nos próximos dias, incluindo comunicação, frenagem e parte elétrica. Até o final do mês, cerca de 2 mil metros de trilhos estarão assentados no local, o que permitirá manobras e testes de velocidade.

Mais 20 composições do VLT já estão prontas e a caminho da capital mato-grossense. Os batedores da Polícia Militar, Agentes de Trânsito de Cuiabá, Guarda Municipal de Várzea Grande e Segurança Privada também auxiliaram o comboio. Surpreendentemente, nenhuma autoridade compareceu no evento do transporte. Nem governador, nem secretário da Secopa, muito menos autoridades do município e do Estado.

População aprova

Embora não tenha ocorrido divulgação do ‘desfile’ dos trens e sequer um trio elétrico para acompanhar o transporte dos trens, era visível a aprovação do novo modal pela população de Cuiabá e Várzea Grande. O marceneiro João Dias, morador do Coxipó, ficou feliz em ver o VLT e comemorou: “É real mesmo. Agora posso acreditar. Creio que o VLT vai facilitar muito a vida dos usuários. Resta torcer para que seja inaugurado antes da Copa. Nós moradores de Cuiabá sofremos muito com esse trânsito. Com esse novo sistema, nossa vida vai melhorar muito”.

Da mesma forma pensa a a funcionária do Conselho Tutelar do Cristo Rei, Lenir Souza Brito, para quem, a implantação do sistema será um avanço na melhoria de vida da população. “Não tenho dúvidas de que vai melhorar a vida de todos. E mais do que isso, vejo que foi um investimento muito bem feito. Quem não se lembra da ponte Sérgio Mota que quando foi inaugurada, parecia ser um elefante branco? Hoje vemos a importância dessa ponte para a mobilidade urbana. Da mesma forma será com o VLT. Hoje parece ser muita coisa para Cuiabá e Várzea Grande, mas o futuro dirá o quanto é importante esse modal”.

“O transporte urbano terá uma melhora de 100%. Com esse sistema, a vida está sendo valorizada e podemos contemplar um grande salto de modernidade. Creio ter sido um excelente investimento para toda a região. Muitos deixarão os carros em casa para utilizar o VLT que vai oferecer mais qualidade e rapidez”, comentou Rosana Carvalho Leite, morada de Várzea Grande.

O estudante João Carlos Souza conta os dias para andar de VLT: “Quem tem que pegar ônibus lotado de manhã em um trânsito infernal desses, sabe o que estou falando. Com esses trens, tudo vai mudar. Deixará de ser um suplício para se transformar em prazer nossa rotina de pegar esses ônibus lotados e sem nenhum conforto. O VLT é mais do que bem vindo”. Atualizada às 16h11

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa