Imprimir

Notícias / Turismo

Moradores poderão alugar quartos para turistas da Copa do Mundo

Da Redação - Wesley Santiago

Quem desejar alugar leitos para a Copa do Mundo de 2014 já pode começar a se preparar. As inscrições já começaram para os moradores de Cuiabá, Várzea Grande e região metropolitana da capital, Santo Antônio de Leverger e Poconé, a 35 e 104 km de Cuiabá. Os candidatos devem atender os critérios exigidos para acomodar os hóspedes durante a Copa do Mundo.

Veja mais:
Cuiabá se mobiliza para evitar conflitos no turismo durante a Copa do Mundo
Centro Histórico de Cuiabá ganhará 1ª Companhia de Polícia Militar

Quem for selecionado no programa ‘Cama e Café’ – desenvolvido pelo Ministério do Turismo – será qualificado com cursos para saber como receber os hóspedes. Uma equipe do ministério será a responsável por escolher as casas.
Segundo a superintendente de Desenvolvimento e Fomento do Turismo, da Secretaria de Turismo de Mato Grosso (Sedtur), Natália Rossetto, a diária deve ficar entre R$ 60 e R$ 80. "Os moradores vão fazer uma pré-inscrição e depois serão feitas visitas in loco para verificar se há condições de acomodar os turistas", afirmou Natália.

O lançamento oficial do programa acontece nesta terça-feira (19). Porém, ele já está em teste desde o dia 05 de novembro. O formulário está disponível no site da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) – para acessar clique aqui – e pode ser enviado por e-mail ou entregue na sede da Sedtur.

Entre as informações prestadas está a localização de comércios nas proximidades da casa e a facilidade de transporte público na região. Em seguida, a ficha será analisada pelo programa. "Será feita uma seleção para analisar os critérios minímos do programa", disse Natália Rosseto.

"Vamos disponibilizar informações e dados sobre as famílias para que os turistas já façam a reserva antes dos jogos", explicou a superintendente. O número máximo de quartos que podem ser disponibilizados é três. Sendo que cada um pode ter três camas. Também é necessário que algum resida na casa.

O programa estabelece que o imóvel será próprio e não alugado e, se tiver localizado em um condomínio residencial, será necessária a autorização dos demais moradores. É obrigatório que haja climatização adequada, mobiliários em boas condições de uso e decoração e ambientação adequadas.

Além disso, é exigido a disponibilização de cesto de lixo, copos, área mínima de 8 metros quadrados, tranca interna, cortina ou persiana, mesa com cadeira, roupa de cama e cobertor em bom estado de conservação, camas com colchão de solteiro ou de casal; armário, bem como closet ou local específico para a guarda de roupas. Quando o banheiro for compartilhado, deve ser utilizado por no máximo seis pessoas, incluindo os moradores da casa.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa