Imprimir

Notícias / VLT

Máquinas chegam à Prainha para as obras de implantação do VLT; fotos

Da Redação - Darwin Júnior

Embora o bloqueio de uma faixa da avenida Tenente Coronel Duarte só esteja programado para o dia 1º de abril, operários e máquinas já chegaram à Prainha para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Desde ontem à tarde, cinco equipes trabalham em pontos distintos da avenida visando sondagens para as obras de reforço do canal. Na próxima semana, terão início os trabalhos na via. Esta será a quinta frente de trabalho do consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande que já toca as construções dos viadutos da Sefaz, UFMT e da MT-040 e a rotatória do Zero Km.

Confira galeria de fotos do início das obras do VLT na Prainha

A chegada das máquinas para os trabalhos de sondagem do canal da Prainha, esta semana não causaram grandes transtornos, já que os equipamentos se posicionaram nas calçadas e sobre o canteiro. No entanto, motoristas que transitavam pela Prainha mostraram forte apreensão: “Já começou o bloqueio da Prainha? Ué, não era em abril?”, indagou o funcionário público Manoel Silveira que trafegava no sentido CPA-Porto. Alguns comerciantes saíram para ver escavadeiras se posicionarem sobre os canteiros. Nesta terça-feira, outras sondas foram instaladas em pontos diferentes da via.

Mais de 50 operários estão envolvidos nos trabalhos de preparação da Prainha. Em alguns pontos, sondas analisam o terreno com apoio de escavadeiras e outros equipamentos de perfuração. O local será cercado para a preparação de pilares, vigas e lage do VLT. Esses trabalhos, com acompanhamento de engenheiros, devem seguir até o final de semana.

Conforme a Secopa, a interdição de uma faixa da Prainha está programada para a próxima segunda-feira, dia 1º com a colocação de tapumes no canteiro central. Cercas metálicas serão colocadas em um trecho de quase dois quilômetros com aberturas para o tráfego de veículos. A avenida Prainha continuará aberta ao trânsito com duas faixas – uma subindo e outra descendo com isolamento no centro – e proibição de estacionamento.

O trecho que receberá obras liga a avenida XV de Novembro e Prainha até a avenida Rubens de Mendonça (CPA) na altura da rua Osório Duque Estrada, nas imediações do Hospital Ortopédico. Conforme o consórcio VLT, os trilhos devem chegar no segundo semestre deste ano.

Seis passagens serão abertas, entre as obras cercadas: entre as avenidas XV de Novembro e Dom Bosco; Dom Bosco e a Generoso Ponce; Ponce e Getúlio Vargas; Getúlio e Voluntários da Pátria; Voluntários e avenida Mato Grosso e Mato Grosso e Osório Duque Estrada. A área central destinada às duas vias do VLT vai ocupar oito metros do canteiro central. O consórcio vai edificar três estações nesse trecho: Morro da Luz, Bispo e Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. A Secretaria Municipal de Transporte Urbano (SMTU) ficará encarregada de preparar a sinalização e rotas de desvio para o trecho, além de ceder agentes de trânsito (amarelinhos) para orientar os condutores.

Trecho liberado

Um trecho da avenida Miguel Sutil que estava parcialmente interditado para obras de drenagem nas proximidades da rotatória que dá acesso ao Centro de Eventos do Pantanal, no sentido Santa Rosa – Rodoviária foi liberado na tarde desta segunda-feira (25). A interdição teve início em dezembro. O trecho de aproximadamente 400 metros de extensão estava interditado para a execução de manilhas de concreto que irão realizar a drenagem das águas das chuvas.

Conforme a Secopa, a drenagem urbana é realizada para prevenir inundações, principalmente nas áreas mais baixas, onde ruas e avenidas estão sujeitas a alagamentos.

Viaduto da Sefaz

À frente das obras que causaram maior impacto no trânsito de Cuiabá, o Consórcio VLT Cuiabá terminou a etapa de estaqueamento na construção do Viaduto da Sefaz, na Avenida do CPA. São 52 estacas que compõem a estrutura de fundação do viaduto foram cravadas. O viaduto, em forma de ferradura, terá oito pilares em 278 metros. A Secopa informou que as empreiteiras terminaram a remoção das interferências encontradas na região - rede de água e cabeamentos de luz, telefone e internet.