Imprimir

Notícias / Turismo

Pela Copa, prefeitura dá início ao projeto de 'embelezamento' de Cuiabá

Da Redação - Darwin Júnior

Seguindo a determinação de melhorar o visual da área urbana para a Copa do Mundo, a Prefeitura de Cuiabá deu início ao seu ‘Plano de embelezamento’ da cidade visando 2014. Os trabalhos tiveram início nesta quarta-feira (28) com foco na revitalização de todas as rotatórias das grandes avenidas. Até abril do próximo ano, as principais vias receberão tratamento com jardinagem e plantio de mudas nativas. Após a Copa, a prefeitura pretende manter os trabalhos.

Leia mais:
Parlamentar propõem ocupação das áreas ociosas dos viadutos construídos para Copa de 2014
Mauro Mendes apresenta projeto e quer entregar Parque das Águas antes da Copa

A largada do projeto de embelezamento de Cuiabá ocorreu esta semana, quando as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos chegaram à rotatória da Avenida Beira Rio, nas proximidades da ponte Sérgio Mota. Os responsáveis pelos trabalhos já passaram pelas avenidas das Torres e Monte Líbano.

Ao falar sobre o projeto, com ênfase em mudar o panorama da cidade em pontos estratégicos, o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa afirmou que “estamos plantando palmeiras e mudas. A ideia é transformar Cuiabá em uma cidade mais bonita e prazerosa para se viver”.

De acordo com o secretário, as mudas de árvores nativas são produzidas pela própria prefeitura, no Horto Florestal, seguindo uma determinação do prefeito Mauro Mendes visando à Copa do Mundo. Por mês, serão produzidas 30 mil mudas, por meio do banco de sementes, após a completa revitalização e limpeza do horto. Ele explicou que já foram retirados mais de 300 caminhões de lixo do Horto Florestal e, até o final do mês, “devemos dar início à produção em escala das mudas”.

Conforme a prefeitura, o banco de sementes e reprodução de espécies nativas oriundas dos biomas Amazônico, Cerrado e Pantanal começou a funcionar em junho, como um projeto-piloto. Com ele será possível fazer a manutenção das espécies e, depois, a plena recuperação de áreas degradadas, em Áreas de Preservação Permanente (APP), reservas legais e para os Projetos de Arborização Urbana da Prefeitura de Cuiabá.

O secretário reirtera que “esse trabalho trará uma nova realidade para Cuiabá, pois, além de embelezar, as espécies nativas servirão de objeto de pesquisa, promovendo o turismo e a sustentabilidade”. A melhoria na ‘cara de Cuiabá’ prevê ações de revitalização em inúmeras praças. A primeira a receber a revitalização será a Praça Alencastro, o centro, que está recebendo reforma e deve estar pronta até o final do ano.

Museu

A partir do próximo dia 30, o Museu do Morro da Caixa D’água Velha passará a funcionar nos sábados, domingos e feriados, das 9 horas às 17 horas. No local, os visitantes podem conferir exposições de telas, fotografias, esculturas de artistas regionais, assistir a documentários e aprender sobre o sistema de fornecimento de água da Capital durante o século XIX. O Morro da Caixa D’água Velha está localizado na rua Nossa Senhora de Santana, Centro Sul.

O secretário municipal de Turismo, Marcus Fabrício informou que “o Museu conta importantes partes da história da capital. Por isso, a Prefeitura de Cuiabá está empenhada em abrir as portas para que todos tenham a oportunidade de conhecer mais sobre o nosso passado e também sobre a cultura cuiabana”.

Segundo Marcus Fabrício, a abertura do Museu durante os finais de semana e feriados faz parte do conjunto de ações que visa atender os turistas durante o período da Copa do Mundo de 2014. Desde outubro, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na Praça Rachid Jaudy, também dispõe de equipe de plantão nos finais de semana e feriados, das 9h às 17h, inclusive com funcionários bilíngues.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa