Imprimir

Notícias / Copa 2014

Nenhum campeão mundial jogará em Cuiabá na Copa; confira os jogos da Arena Pantanal

Da Redação - Darwin Júnior

Cuiabá não tirou a sorte grande no sorteio final dos jogos da Copa do Mundo de 2014, realizado na tarde desta sexta-feira na Costa do Sauípe, na Bahia. No evento comandado pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, nenhuma das seleções campeãs do mundo foi sorteada para jogar em Cuiabá. O cabeça de chave 1 do grupo C que atuará na Arena Pantanal é a seleção colombiana, quarta do ranking da Fifa, que enfrentará o Japão, no dia 24 de junho às 16 horas.

Leia mais:
Acompanhe o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2014
Final e abertura da Copa não terão ingressos em nova fase de venda

Mais duas seleções bem situadas no ranking da Fifa se apresentarão na Arena Pantanal: o Chile (15º do ranking) e a Rússia (22ª do ranking). Depois de Chile x Austrália, jogo marcado para o dia 13 de junho (grupo B) às 18 horas, jogam em Cuiabá Rússia x Coréia do Sul, partida válida pelo grupo H. O terceiro jogo envolverá Nigéria x Bósnia Herzegóvina, pelo grupo F. Esse confronto está agendado para o dia 21 de junho às 18 horas. Bósnia e Coréia do Sul estão nas 21ª e  54ª posições no ranking, respectivamente.

A última partida da Copa do Mundo de 2014 na Arena Pantanal colocará frente à frente a Colômbia contra o Japão, pelo grupo C. Esse jogo, que pode definir classificação para as duas equipes, está marcado para as 16 horas do dia 24 de junho.

Cuiabá terá jogos dos grupos B, C, F e H e a visita de oito seleções no Mundial. O grupo B terá como sedes as cidades de Cuiabá, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. No grupo C, além de Cuiabá, as seleções irão visitar as cidades de Belo Horizonte, Recife, Brasília, Natal e Fortaleza. O grupo F vai às sedes de Cuiabá, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro. O grupo H disputará jogos em Cuiabá, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo e Curitiba.

A última etapa de venda de ingressos terá início neste domingo. Os bilhetes para os jogos de Cuiabá ainda não estarão disponibilizados, uma vez que a Fifa ainda não dispõe do número oficial de assentos da Arena Pantanal.

Sorteio - O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, comandou o sorteio das bolinhas ao lado da atriz Fernanda Lima. Para ajudá-lo, Valcke convocou oito ex-jogadores que foram campeões do mundo com suas respectivas seleções: o brasileiro Cafu, o inglês Geoff Hurst, o alemão Lothar Matthäus, o italiano Fabio Cannavaro, o francês Zinedine Zidane, o argentino Mario Kempes, o espanhol Fernando Hierro e o uruguaio Alcides Ghiggia.

CONFIRA OS QUATRO JOGOS DA PRIMEIRA FASE EM CUIABÁ

13 de Junho - 18:00 Grupo B - Chile x Austrália
17 de Junho - 18:00 Grupo H - Rússia x Coréia do Sul
21 de Junho - 18:00 Grupo F - Nigéria x Bósnia
24 de Junho - 16:00 Grupo C - Colômbia x Japão

VEJA COMO FICARAM OS GRUPOS DA COPA 2014

GRUPO A


Brasil
Croácia
México
Camarões

GRUPO B

Espanha
Holanda
Chile
Austrália

GRUPO C

Colômbia
Grécia
Costa do Marfim
Japão

GRUPO D

Uruguai
Costa Rica
Inglaterra
Itália

GRUPO E

Suíça
Equador
França
Honduras

GRUPO F

Argentina
Bósnia-Herzegovina
Irã
Nigéria

GRUPO G

Alemanha
Portugal
Gana
Estados Unidos

GRUPO H

Bélgica
Argélia
Rússia
Coreia do Sul

A Seleção Brasileira enfrentará Croácia, México e Camarões na primeira fase.O chamado "grupo da morte" acabou sendo o Grupo D, que ficou com três campeões mundiais: o cabeça de chave Uruguai e os europeus Inglaterra e Itália. A franco-atiradora Costa Rica completa a chave. O detalhe é que os ingleses vão jogar contra os italianos em Manaus, sede que o técnico Roy Hodgson havia abertamente dito que queria evitar. Já o Grupo B, que cruza com a chave do Brasil nas oitavas de final, também ficou com duas equipes de peso: Espanha e Holanda, finalistas da última Copa do Mundo. Os outros dois possíveis adversários da equipe de Felipão são Chile e Austrália.

Segundo cronistas esportivos, outra chave complicada é a da Alemanha. Uma das favoritas ao título, a equipe terá como oponentes no Grupo G as seleções de Portugal, Gana e Estados Unidos. Já a Argentina deu mais sorte, ficando no Grupo F com Bósnia, Irã e Nigéria.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa