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Até o final do mês, mais quatro trens chegam ao pátio do CM, em Várzea Grande

Da Redação - Darwin Júnior

Após uma jornada de quase 40 dias em navio, mais quatro composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) fabricadas na Espanha, chegam ao Porto de Santos na próxima semana. Após o desembaraço aduaneiro, que já se encontra adiantado, os vagões serão imediatamente despachados em 12 carretas especiais para Mato Grosso, onde devem chegar até o dia 30 deste mês. Para acomodar as quatro composições, 750 metros de trilhos já estão instalados no pátio do Centro de Manutenção (CM) de Várzea Grande. As informações são do gerente do consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, Fernando Orsini. 

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O chefão do consórcio VLT informou ainda que 28 composições já estão prontas, das quais, quatro estão chegando e mais quatro saíram recentemente da Espanha, para chegar em janeiro. "O cronograma de fabricação dos trens está dentro do que foi estabelecido com o Governo do Estado de Mato Grosso. Até o mês de março, todas as 40 composições contratadas estarão em Várzea Grande", disse Orsini.

Trilhos - A exemplo dos vagões do VLT, a fabricação dos trilhos também está dentro dos prazos, segundo o gerente do consórcio, adiantando que na próxima semana, já deverão estar a caminho de Mato Grosso os quase 90 quilômetros de trilhos que serão instalados na via permanente, em Cuiabá e Várzea Grande. "Todo o material já está no Porto de Paranaguá, passando pelo processo de desembaraço, que leva no máximo 15 dias. Em breve, já estarão chegando por aqui", informou.

Orsini revelou que os 750 metros de trilhos já instalados no CM, comportam com tranquilidade a acomodação das 40 composições adquiridas, no entanto, "até a virada do ano, pretendemos já contar com 1.500 metros de trilhos instalados". O gerente explicou que só no CM estarão assentados 5 quilômetros de trilhos, o suficiente para manobras e todos os tipos de testes.

"Até o final do mês de janeiro, a população começará a ver os trilhos assentados na via permanente, no trecho do aeroporto", destacou o gerente do consórcio, ponderando que a capacidade de assentamento é de aproximadamente 200 a 220 metros de trilhos por dia, na chamada via singela com dois sentidos (ida e volta). Evitando previsões sobre a conclusão da obra, Orsini ressalta que o consórcio está empenhado em cumprir o cronograma. "Há um esforço muito grande para terminarmos o mais rápido possível". Vale lembrar que o novo cronograma dilatou o prazo de conclusão do novo modal para o final do próximo ano.

O primeiro teste do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deve acontecer em fevereiro, segundo o governador Silval Barbosa (PMDB), ao admitir que o VLT não ficará pronto para a Copa do Mundo, mas que tentará terminar um dos trechos antes do Mundial. Intervenção para a Copa mais cara realizada pelo Estado de Mato Grosso, com um custo de R$ 1,4 bilhão, o novo modal ligará pontos estratégicos e de grande circulação da capital. Após os testes no centro de comando é que os carros serão colocados na área urbana.

Atualizada ás 15h20

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