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Novas peças dos trilhos do VLT começam a chegar no Centro de Manutenção

Da Redação - Wesley Santiago

Mais dois itens importados do Veículo Leve sobre Trilhos - Aparelhos de Mudança de Via (AMVs) e dos trilhos "grooved" - já começaram a ser descarregados em Várzea Grande. Eles irão compor a via permanente do modal. Os trabalhos seguem acelerados para que pelo menos uma parte da obra esteja pronta antes do Mundial de 2014.

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As cargas estão sendo trazidos de São Paulo e também do Porto de Paranaguá (PR). O transporte é realizado em etapas. Fabricado na Polônia o trilho ‘grooved’ será instalado em todos os 22 km da via permanente do VLT. O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande irá utilizar cerca de 90 quilômetros, incluindo uma quantidade reserva.

Outros componentes da via permanente, os Q-tracks (cola, película elec - de isolamento energético -, borrachas de envelopamento - para minimizar ruídos e vibrações decorrentes do contato das rodas do trem com o trilho- e os pórticos de posicionamento dos trilhos) já estão na área de preparação dos trilhos e também serão usados no trilho grooved, seguindo o mesmo procedimento do vignole.

Ao todo serão 62 Aparelhos de Mudança de Via (AMVs). Parte do material foi fabricada em São Paulo (para os trilhos vignole) e a outra parte na Alemanha (para os trilhos grooved). Os AMVs foram produzidos pela VAE, uma empresa com sede também em São Paulo, especializada na fabricação de AMVs e que foi contratada pelo consórcio.

Serão instalados no pátio de estacionamento/manobras do Centro de Manutenção, em Várzea Grande, 36 AMVs. Outros 30 distribuídos em pontos estratégicos da via permanente. O aparelho serve para manobrar o VLT de uma linha para outra tanto no trânsito do veículo (ida e volta) quanto diante de qualquer incidente que ocorra em um ponto da via permanente (parada emergencial; acidente ou pane mecânica com automóveis sobre o trilho, e qualquer outra eventualidade).

O desembarque de todo o material deve ser concluído em até 60 dias. O responsável pela obra é o Consórcio Construtor do VLT, formado pela CR Almeida e Santa Bárbara. O Consórcio VLT é composto por mais três empresas, as projetistas Astep e Magna e a CAF Brasil, fornecedora do material rodante (trens e sinalização ferroviária). Com informações da assessoria.

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