Imprimir

Notícias / Arena Pantanal

Advertência de Blatter ao Brasil soa como novo alerta para Cuiabá

Da Redação - Darwin Júnior

A declaração do presidente da Fifa, Joseph Blatter, de que o Brasil está demorando muito a entregar todos os estádios que serão utilizados na Copa do Mundo deste ano, foi mais do que uma advertência ao país. A crítica soou como novo alerta para Cuiabá e as demais sedes do Mundial que ainda constróem seus estádios. Blatter destacou em entrevista, neste domingo, que nunca havia tido tantos problemas com a organização de um Mundial como está vendo agora.

Leia mais:
Confira o panorama das obras da Copa 2014 em Cuiabá: Arena Pantanal
Bruxo mexicano prevê corte de estádio da Copa e Brasil hexacampeão

Após a repercussão negativa das declarações de Blatter na mídia, incluindo a crítica de que “o Brasil acabou de se dar conta que começou tarde demais e é o país com mais atrasos desde que estou na Fifa, depois de ser o que teve mais tempo, para se preparar", o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL) deve se pronunciar no início desta semana, colocando na mira as seis cidades que ainda não deram conta de terminar suas arenas. Além de Cuiabá, também estão atrasados os estádios de Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo.

A preocupação da Fifa justifica-se pelo fato de que essas arenas devem ser entregues com antecedência para que ocorram os testes com o tempo necessário, a fim de evitar falhas durante o Mundial.

E providências já estão a caminho. Uma comissão do COL, acompanhada de representantes da Fifa visitará as obras dos estádios em construção, a partir deste mês. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke retorna ao país no dia 20 de janeiro, quando visitará as obras que ainda preocupam a entidade máxima do futebol, como a Arena Pantanal, em Cuiabá.

O executivo da Fifa declarou que a Fifa não pode "relaxar e dormir sobre os próprios louros" e deve acompanhar de perto as obras que estão acontecendo para o Mundial de 2014. Segundo ele, nos três primeiros meses de 2014 já deve ter acontecido um de pelo menos três eventos-testes nas arenas que ainda precisam ser entregues – com exceção da Arena Corinthians. Valcke justifica que "as estruturas temporárias em todos os 12 estádios precisam se adequar aos padrões e tamanhos de uma Copa do Mundo.

Arena Pantanal – Em Cuiabá, as obras do novo estádio seguem correndo contra o tempo para que tudo esteja pronto até março de 2014. De acordo com o Governo do Estado, até fevereiro tudo deve estar pronto e o estádio entregue. Nos últimos dias, tiveram avanço os trabalhos de instalação da cobertura – já na reta final – plantio da grama (em fase de tratamento) e instalação da fachada metálica.

No canteiro de obras, prosseguem os trabalhos de instalação da TI (iluminação, sonorização, cabos, telões e placar eletrônico). Ainda esta semana pode ter início a montagem das cadeiras. A última atualização da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), apontou que as obras da Arena Pantanal estão com 90% de conclusão.

O secretário da Secopa, Maurício Guimarães, confirmou que um quadrangular será realizado na metade de fevereiro contando com os times regionais. Porém, apenas 15 mil lugares estarão a disposição do público. A ‘verdadeira’ inauguração deverá ser realizada em meados de março com o amistoso Flamengo x Corinthians, times de maior torcida no país.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa