Imprimir

Notícias / Mobilidade Urbana

Chuvas voltam a alagar cabeceira do viaduto da UFMT; trânsito chegou a parar

Da Redação - Darwin Júnior

A história se repetiu. A forte chuva que caiu na tarde desta segunda-feira (06) em Cuiabá causou transtornos e alagamentos por toda a cidade. Nas imediações do viaduto da UFMT, inaugurado no mês passado, a formação de um alagado defronte a um supermercado fez o trânsito entrar em colapso por pelo menos 15 minutos. Na cabeceira do viaduto, uma grande poça impediu o fluxo de veículos, fazendo o trânsito parar e formar um grande congestionamento.

Leia mais:
Entrada do viaduto da UFMT se transforma em ‘piscinão’ após chuva
Veja como foi a inauguração do viaduto da UFMT

Em meio ao caos nas proximidades do viaduto, alguns motoristas ficaram impacientes e apreensivos com a elevação da água à medida em que a chuva prosseguia. Sem poder sair do local, restou ficar torcendo para que a chuva parasse logo. Alguns pedestres se aventuraram a atravessar a via com água próxima ao joelho. Houve formação de um congestionamento em cima do viaduto, no sentido Coxipó-Centro. Somente por volta das 18 horas, com a redução da chuva, o trânsito começou a fluir.

Esta é a segunda vez que o viaduto da UFMT passa por situação parecida. No dia 16 de dezembro, uma forte chuva provocou a formação de um grande alagado que fez o trânsito parar por quase meia hora.

O Consórcio VLT informou que "a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande prevê a reestruturação/readequação de toda a rede pluvial existente ao longo dos 22 km do percurso. Dessa forma, os transtornos provocados pela chuva, principalmente pelo excesso dela, em alguns pontos das duas cidades serão sensivelmente reduzidos".

A assessoria de imprensa do consórcio destacou que um novo sistema de drenagem está sendo implantado no local para melhorar praticamente todo o sistema atual considerado como subdimensionado na maioria dos trechos. No caso específico do viaduto da UFMT, as obras de drenagem não estão concluídas, uma vez que haverá uma interligação com o córrego do Barbado, cuja implantação ainda está sendo definida pela Secopa.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa