Imprimir

Notícias / Copa 2014

"Voluntariado será chance da população participar da Copa", afirma assessor da Secopa

Da Redação - Wesley Santiago

“A partir de agora, a população não vai só observar, também irá participar”. Esta foi a frase do assessor especial da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Agripino Bonilha Filho, para destacar a importância do programa de voluntários para o Mundial de 2014 que foi aberto na terça-feira (14).

Veja mais:
Aos 103, cuiabana é a voluntária mais velha do Brasil e deve conhecer Blatter
Governo abre inscrições para voluntários da Copa do Mundo

“Serão necessários pelos menos 800 voluntários para ajudar durante o evento. Destes, 200 devem ficar de reserva”, disse Bonilha ao Olhar Copa. Ele ainda ressalta que a expectativa do governo é que se inscrevam entre 1.500 a 2.000 pessoas para auxiliar os turistas durante o Mundial: “Quanto mais, melhor”, afirmou.

Os voluntários deverão ficar em pontos estratégicos da cidade. Na parte de mobilidade urbana eles devem ficar nos principais terminais de ônibus e estações do VLT. No exterior do estádio auxiliarão os torcedores a entrarem na Arena. Enquanto outros devem ficar em shoppings, aeroporto e pontos turísticos.

No aeroporto internacional Marechal Rondon, devem ficar alguns destes voluntários para receber a ‘Familia Fifa’ – dirigentes das delegações, membros da Fifa, jornalistas, entre outros. Eles irão desembarcar em um local específico do terminal aeroviário.

As inscrições para o programa vão até o dia 6 de março. Após isso o serviço de segurança irá verificar os candidatos para que não haja riscos durante o evento: “É uma competição que será transmitida para o mundo, terá várias nações, por isso é necessário investigar um pouco sobre estas pessoas”, disse Bonilha.

Depois, começam os treinamentos que serão divididos em duas etapas: Virtual e Presencial. No treinamento virtual – oferecido pela Universidade de Brasília – eles vão aprender coisas como: Noções de primeiros socorros; papel que vão desempenhar nos jogos; noções básicas de inglês, espanhol, italiano e francês; entre outros pontos. Esta etapa vai de março até abril.

Depois será realizada a etapa presencial que acontecerá aos sábados (após o meio dia) e domingo (durante todo o dia). Nesta parte eles aprenderão sobre: O turismo regional; primeiros socorros; área de segurança; trabalho em equipe; entre outros. O curso vai de abril até maio.

Vale ressaltar que os candidatos precisam ter uma freqüência de pelo menos 80% nos cursos. Segundo Bonilha, esta é uma ótima oportunidade: “A Universidade de Brasília irá dar certificados para os voluntários que vão servir como horas para as faculdades e cargos públicos”.

Quem for selecionado receberá ‘kits’ contendo uma mochila, uma calça que pode virar bermuda e também uma camiseta. O governo federal é quem vai bancar o uniforme que será padronizado em todas as 12 cidades-sede. Os participantes terão de dedicar-se sete dias – podem ser intercalados – para a Copa – sendo que são 4 horas por dia de serviço.

O assessor da Secopa ainda disse que o aeroporto é uma das obras de maior importância para a realização do Mundial: “Um dos nossos funcionários perguntou ao ex-presidente da Fifa, João Havelange, o que era necessário para realizar a Copa em Cuiabá, ele respondeu que seriam o estádio e o aeroporto”.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa