Imprimir

Notícias / Aeroporto

Ministro visita obras do Aeroporto de VG e deve cobrar celeridade; vídeo e fotos

Da Redação - Darwin Júnior

O aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, vai entrar na mira da Secretaria de Aviação Civil, na tarde desta quinta-feira (23). Depois de inspecionar os aeroportos internacionais Salgado Filho, em Porto Alegre, e Afonso Pena, em Curitiba e constatar que ambos estão prontos para a Copa do Mundo, o ministro da Aviação, Moreira Franco, volta suas atenções para a capital mato-grossense, onde já tem informações de que as obras do terminal aéreo estão muito atrasadas.

Leia mais:
Aeroporto de VG terá mudança em horários de voos durante a Copa; 42% dos voos do país serão alterados
Cuiabanos que desejarem assistir jogos em outras cidades precisam preparar o bolso

A visita está prevista para as 13 horas. Acompanhado de uma equipe de técnicos da Secretaria de Aviação Civil (SAC), o ministro fará a inspeção das obras em uma ação que é especificamente voltada para a Copa do Mundo. A visita será acompanhada pelo secretário-executivo da SAC, Guilherme Ramalho, pelo presidente da Infraero, Gustavo do Vale, pelo diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys e por representantes da Casa Civil e do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. Antes de vistoriar o terminal de Várzea Grande, o ministro visita as obras do aeroporto de Manaus, esta manhã. A agenda a princípio estava prevista para ontem (quarta-feira, 22), mas foi adiada em última hora.

Confira como estão as obras no aeroporto Marechal Rondon



O ministro Moreira Franco dá sequência a sua agenda de vistoriar os aeroportos das cidades-sede do Mundial 2014. A série de inspeções deste ano teve início na segunda-feira, quando ele visitou Fortaleza e Salvador. Constatou atrasos no andamento de algumas obras e cobrou soluções dos consórcios construtores e da Infraero. O mesmo deve fazer hoje no aeroporto Marechal Rondon.

O ministro deve encontrar o aeroporto Marechal Rondon sob intensos transtornos devido às obras de reforma e ampliação para a Copa do Mundo e com o cronograma atrasado. Pior do que isso é o iminente risco de não ficar pronto para o Mundial. Até o final do ano, nem 50% da obra estava concluída. Este mês, o Governo Federal chegou a cogitar a possibilidade de colocar em Várzea Grande um terminal provisório de lona para garantir a demanda aérea durante a Copa do Mundo.

Outros pontos são motivo de preocupação e vergonha no aeroporto Marechal Rondon. O terminal de Várzea Grande segue ostentando o título de pior do Brasil. Essa foi a conclusão de pesquisa de satisfação feita pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) com quase 20 mil passageiros de avião em todo o país em 2013. O terminal aéreo da capital mato-grossense recebeu a pior nota (3,43) na avaliação dos usuários do transporte aéreo.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa