Imprimir

Notícias / VLT

Assembleia Legislativa aprova lei do passe livre para o VLT

Da Redação - Wesley Santiago

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovaram, nesta quarta-feira (19), durante sessão, o projeto de Lei do passe livre para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A proposta é de autoria do deputado Luiz Marinho (PTB) e beneficiará estudantes e até desempregados.

Veja mais:
Silval diz que VLT não está sendo construído para Copa: “Estou fazendo para a cidade”
A quatro meses da Copa em Cuiabá, só agora trilhos começam a ser instalados

As categorias que serão contempladas pelo projeto de Lei são: estudantes devidamente matriculados e com freqüência comprovada, portadores de doenças como HIV, ostomia, colostomia, leostomia e urostomia, desde que estes estejam inscritos na Associação Mato-grossense dos Ostomizados e com tratamento contínuo atestado por laudo médico.

Os idosos, agentes policiais, carcerários e moradores de Cuiabá que estejam desempregados também devem ser beneficiados com a lei. Segundo as projeções do governo do Estado e da Prefeitura de Cuiabá a passagem deve ser acessível à população e de acordo com os preços já praticados na cidade.

Vale lembrar que a data de entrega do novo modal ainda é uma incógnita para a população cuiabana. A expectativa é que até o mundial seja entregue pelo menos uma das linhas do VLT – entre o Aeroporto e o CPA. Porém, os esforços serão concentrados no trecho Aeroporto-Porto.

O governador Silval Barbosa (PMDB) recentemente explicou que está fazendo a obra para a população e não para o torneio, mesmo o novo modal sendo construído por conta do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que foi criado exclusivamente para o Mundial de 2014:

“Essa obra não está sendo construída para a Copa. Está sendo construída para a sociedade ter um transporte público de qualidade. Não fiquem fixando que essa obra eu tenho que entregar para a Copa. Ela não está nem mais na Matriz de Responsabilidade. Estou fazendo para a cidade”, afirmou Silval.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa