Imprimir

Notícias / Aeroporto

Ministro sobe nota dada às obras, mas Infraero admite aeroporto sem conclusão para Copa

Da Reportagem Local - Darwin Júnior/ da Redação - Lucas Bólico

Um mês após a última visita às obras de reforma do Aeroporto Marchal Rondon, em Várzea Grande, e o tom da avaliação do ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, foi completamente diferente. O representante do governo federal, que no final de janeiro deu um verdadeiro puxão de orelha na condução das obras, desta vez reconheceu uma melhora considerável e deu nota 8 para os trabalhos na manhã desta segunda-feira (24). Na última visita, ele havia dado um cinco com viés de quatro.

Leia mais:
Ministro retorna a Cuiabá na segunda e encontrará só metade das obras prontas no aeroporto
Ministro dá ultimato para obras do aeroporto de Cuiabá e quer melhorias até o dia 22 de fevereiro

Mas apesar da melhora e do aparente otimismo do ministro, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, também presente na “vistoria”, admitiu que o aeroporto pode ser entregue para a Copa sem a conclusão completa da reforma. “Mas o primordial vai ficar pronto”, garantiu.

O ministro afirmou que "a situação está muito diferente de 30 dias atrás. Do que vimos naquela ocasião e hoje, é uma demonstração vigorosa da perseverança, entusiasmo e responsabilidade do Governo do Estado, da Infraero e da construtora com a obra. Tenho certeza absoluta que em abril conseguiremos fazer uma entrega simbólica, que demonstrará a capacidade do Estado em acompanhar o desenvolvimento econômico do país”.

A comitiva vistoriou o terminal de desembarque das delegações e o terminal principal de desembarque e embarque, voltado para o público em geral. Entre outras autoridades civis e políticas, estavam também o secretário-executivo da Secretaria de Aviação Civil, Guilherme Ramalho, e do presidente da Infraero, Gustavo do Vale.

“Não é preciso fazer nada diferente do que está sendo feito agora. Basta continuar no ritmo dos últimos 30 dias que o aeroporto Marechal Rondon será entregue no prazo”, reiterou o presidente da Infraero.

A coletiva de imprensa foi realizada instantes após a vistoria. O governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), afirmou que . “todos os esforços estão sendo realizados para que a inauguração aconteça em final de abril”. O peemedebista ressalta que “essa obra é mais complexa do que imaginávamos, mas não vai haver decepção e nem vergonha. Em maio, Mato Grosso vai estar com o novo aeroporto”, completou.

As obras de reforma e ampliação do aeroporto Marechal Rondon estão orçadas em aproximadamente R$ 81 milhões. A responsabilidade da intervenção é do Consórcio Marechal Rondon, formado pelas empresas Engeglobal, Farol Empreendimentos e Multimetal Engenharia

Além da nova avaliação no aeroporto Marechal Rondon, o ministro veio a Mato Grosso entregar três caminhões para atender aeroportos. Eles serão destinados aos municípios de Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa