Imprimir

Notícias / Aeroporto

Aeroporto de VG terá voo internacional; MT se beneficia com novo PAC

Da Redação - Wesley Santiago

Os turistas da América do Sul que virão para a Copa do Mundo de 2014 terão uma nova opção de voo até Cuiabá. Isso porque o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, deve começar a receber voos regulares para a Bolívia.

Veja mais:
Infraero afirma que Cuiabá não receberá estrutura temporária e garante aeroporto apto
Duas pontes de embarque são instaladas no aeroporto Marechal Rondon; fotos

A autorização já foi concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e as operações devem começar a partir do dia 22 de maio. A empresa que ficará responsável pelos voos é a Amaszonas que fará três viagens por semana para a cidade boliviana. Já durante a Copa do Mundo de 2014, os voos serão diários.

O governador Silval Barbosa (PMDB) destacou a importância de ter um voo internacional para a cidade: “No final de Abril nós iremos fazer um voo inaugural, junto com a inauguração do aeroporto. Essa linha servirá de opção para todos os sul-americanos que vierem a Cuiabá, inclusive para os chilenos e colombianos que jogarão a Copa em Cuiabá”.

O avião utilizado pela empresa será um Bombarbier de biturbina com capacidade para 50 pessoas. A nova rota, ligando Cuiabá a Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) também possibilitará um melhor deslocamento dos passageiros cuiabanos para outros países: “Um voo para Miami nos Estados Unidos, por exemplo, terá o seu tempo total reduzido em quatro horas”, explicou o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf.

Aeroportos do Estado também recebem investimentos

Não é só o Aeroporto Marechal Rondon que está recebendo investimentos. Os terminais de outras cidades de Mato Grosso também estão sendo ajustados para receber novos voos, em grande parte por conta do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Aeroportos, do Governo Federal.

O aeroporto municipal João Batista Figueiredo, em Sinop, foi um dos recebeu o incentivo. Um caminhão AP-2, utilizado no combate a incêndio, foi entregue para a administração do local. O veículo é uma das exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que o aeródromo possa operar um maior número de voos regulares.

  Novo caminhão ajudará no combate a incêndios e possibilitará o aumento do número de voos. (Foto: Reprodução)

Um novo terminal também deve ser erguido. A empresa aérea TAM, já demonstrou interesse em voar para a cidade. Atualmente o local recebe aviões de pequeno porte da Asta, Passaredo e Trip.

As cidades de Alta Floresta e Barra do Garças também já tem novos caminhões de combate a incêndio e poderão aumentar o número de voos. “Barra do Garças será uma das cidades contempladas pelo fato de estar com toda documentação regulamentada. Essa era uma das exigências que tínhamos maior dificuldade em cumprir. A cerca de contenção já está sendo licitada e daqui, foi mantido contato com as empresas Azul e SETE Linhas Aéreas que têm interesse em operar com voos regulares. Enfim, tudo está caminhando bem para que a aeroporto volte a funcionar em breve”, afirma o prefeito de Barra do Garças, Roberto Farias.

Com estes investimentos o Estado passará a ter ligações de várias cidades do interior, o que pode aumentar a possibilidade de negócios. O crescimento deste tipo de transporte pode ser uma boa pedida para os mato-grossenses que enfrentaram grandes problemas com as rodovias estaduais e federais, que estão praticamente intrafegáveis por conta das más condições da pista. Recentemente um acidente envolvendo duas carretas aconteceu na Serra de São Vicente, na BR-364, por conta dos buracos.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa