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No viaduto da UFMT, 70 metros de trilhos já estão assentados; veja vídeo e fotos

Da Redação - Darwin Júnior

Responsável pela implantação do novo modal do transporte coletivo, em Cuiabá e Várzea Grande, o Consórcio VLT já realizou o assentamento dos primeiros 70 metros de trilhos no viaduto da UFMT. Esta é a segunda etapa da construção da via permanente, cujos trabalhos iniciaram em fevereiro com a cobertura do viaduto do aeroporto, já terminada. O processo de assentamento dos trilhos sobre o viaduto da universidade deve durar três semanas. Uma vez concluída essa etapa, a equipe do consórcio deve mandar uma frente de trabalho para o viaduto da MT-040, na saída para o Parque Cuiabá.

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A abertura dos trabalhos no viaduto Clóvis Roberto (UFMT) teve início na noite da última quarta-feira. No sábado, uma equipe já tinha concluído o assentamento – ainda sem o concreto – dos primeiros metros de trilho grooved. Os trabalhos incluem transporte e separação de materiais como ferragens, pórticos de posicionamento, formas e demais equipamentos para solda dos trilhos. O material foi levado do pátio de preparação em Várzea Grande já prontos (com película elec e as borrachas de envelopamento) para serem colocados na estrutura que receberá o concreto.

Embora o processo envolva um guindaste para fazer o içamento dos trilhos, o trânsito não foi impactado na região, já que as equipes ocupam o canteiro central do viaduto reservado para o VLT. Depois que os trilhos são colocados sobre a armação de ferro eles são alinhados e nivelados. Já com as formas travadas, as linhas recebem o concreto. Na seqüência será feita a instalação de dutos e caixas para os sistemas de telecomunicação e de energia.

Confira vídeo registrado neste final de semana no viaduto da UFMT:




O viaduto da UFMT terá 428 metros de comprimento e foi construído sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves, Fernando Corrêa da Costa e a via de acesso ao campus da UFMT. É constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral – já liberadas para uso da população – e a via permanente do VLT.

O Consórcio VLT trabalha também na parte inferior do viaduto, onde começou a execução dos pontilhões que vão sustentar a rotatória para acesso à Avenida Parque do Barbado, Tancredo Neves e ao campus da UFMT. Os trabalhos continuam com as vigas travessas, cimbramento, tabuleiro, entre outras.

Via permanente – A instalação dos trilhos é uma das etapas da construção da via permanente, que é composta ainda por todo um sistema de controle, de dutos e infraestrutura para passagem das redes referentes à telecomunicação, para o funcionamento do VLT.

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