Imprimir

Notícias / VLT

Sobe para 15 o número de trens do VLT no Centro de Manutenções

Da Redação - Wesley Santiago

O Centro de Manutenções (CM) em Várzea Grande já contabiliza 15 unidades do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Duas novas composições acabaram de chegar ao local. A expectativa do governo é que até maio todas os trens já estejam na cidade.

Veja mais:
Com problemas e atrasos, BRT começa a funcionar pelo país; Em Cuiabá, VLT segue em 'marcha lenta'
No viaduto da UFMT, 70 metros de trilhos já estão assentados; veja vídeo e fotos

As duas composições seguiram o mesmo procedimento das outras 13 e foram transportadas em carretas adaptadas com trilhos cujo transporte é realizado pela MAC Logistic, empresa contratada pelo Consórcio VLT Cuiabá Várzea Grande para fazer toda a logística, que inclui a saída da fábrica da CAF, na região de Irún e Beasain, ao Porto de Bilbao, na Espanha, passando pelo Porto de Santos, já no Brasil, até chegar ao Centro de Manutenções, em Várzea Grande.

Mais dois trens foram liberados pela fiscalização aduaneira do Porto de Santos (SP), e estão à caminho de Cuiabá, para então serem transportados para descarga no CM, elevando para 17 o número de composições no local.

Por se tratar de um produto de alta tecnologia, com severas restrições de içamento e maior fragilidade das composições (feitas de ligas leves de alumínio), a empresa elaborou um projeto logístico arrojado que não prevê içamento dos trens. Os procedimentos de carregamento na Espanha, descarregamento do navio em Santos, a movimentação para as carretas e a descarga no CM foram feitos em plataformas especiais, preparadas com trilhos.

O transporte dos VLTs é monitorado durante todo o trajeto entre Santos (SP) e Cuiabá - de cerca de 1.800 quilômetros - e as carretas transitam com velocidade controlada, a uma média de 40 km/h, com monitoramento via satélite 24 horas por dia, durante todo o percurso.

Ao todo serão 40 veículos, e o último lote chegará à Capital mato-grossense em maio. Cada VLT possui cerca de 44 metros de comprimento. É composto por sete módulos, com capacidade para transportar até 400 pessoas (por veículo), sendo 77 sentadas. Entre os benefícios do novo modal está a oferta de um serviço de transporte público regular e de qualidade, confiável, confortável e seguro, pontual, oferecendo mais eficiência ao transporte público. Com informações da assessoria.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa