Imprimir

Notícias / Geral

Ação conjunta entre AMM e Secopa vai revitalizar praças de Cuiabá; VG também deve ser beneficiada

Da Redação - Darwin Júnior

Baseado em um diagnóstico de 14 praças de Cuiabá que precisam ser recuperadas, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) vai contribuir com a preparação de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014. Com essa finalidade, o superintendente da AMM, Darci Lovato, se reuniu com o assessor da Secopa, Paulo Fernandes, para tratar do convênio firmado com a instituição para projetos de revitalização de praças visando o Mundial. Darci e a equipe da Central de Projetos da AMM apresentaram um levantamento com a situação das 14 praças que precisam ser restauradas.

Leia mais:
Pela Copa, prefeitura dá início ao projeto de 'embelezamento' de Cuiabá
Artesãos reivindicam permanência na praça Santos Dumont

O mapa aponta a situação atual das praças com relação ao paisagismo, iluminação equipamentos, pontos para táxi, parquinhos e outros espaços. O assessor da Secopa, Paulo Fernandes, informou que já há uma solicitação para que o diagnóstico também seja feito em praças de Várzea Grande.

De acordo com a Secopa, já foi realizada uma reunião com vários empresários de Cuiabá, para que eles contribuam com as campanhas de sensibilização que deverão ser lançadas para a população. São campanhas de conscientização ambiental e de embelezamento da cidade. “As campanhas vão oferecer prêmios como incentivo aos participantes”, afirmou.

O diagnóstico aponta a situação atual das praças com relação ao paisagismo, equipamentos, parques, pontos de táxi e outros espaços. São elas as praças da República, Alencastro, Caetano Albuquerque, Bispo Dom José, Maria Taquara, Clovis Cardoso, Major Bueno, Antonio Correa, General Mallet, Santos Dumont, Oito de Abril, Luiz de Albuquerque e Eurico Gaspar Dutra.

A Prefeitura de Cuiabá também tem um projeto de embelezamento da cidade com tratamento de praças, rotatórias e avenidas de grande fluxo. Ainda em 2013, teve início a revitalização de todas as rotatórias das grandes avenidas. Até abril deste ano, as principais vias receberão tratamento com jardinagem e plantio de mudas nativas. Após a Copa, a prefeitura pretende manter os trabalhos.

Ao falar sobre o projeto, com ênfase em mudar o panorama da cidade em pontos estratégicos, o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa afirmou que “estamos plantando palmeiras e mudas. A ideia é transformar Cuiabá em uma cidade mais bonita e prazerosa para se viver”. De acordo com o secretário, as mudas de árvores nativas são produzidas pela própria prefeitura, no Horto Florestal, seguindo uma determinação do prefeito Mauro Mendes visando à Copa do Mundo.

Por mês, são produzidas 30 mil mudas, por meio do banco de sementes, após a completa revitalização e limpeza do horto. Ele explicou que já foram retirados mais de 300 caminhões de lixo do Horto Florestal e, até o final do mês, “devemos dar início à produção em escala das mudas”. Com informações da AMM

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa