Imprimir

Notícias / Arena Pantanal

Arena Pantanal está fora do torneio de futebol das Olimpíadas

Da Redação - Darwin Júnior

Depois de ficar fora da Copa das Confederações de 2013, a Arena Pantanal, que foi cogitada pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (SEEL) em 2010, como candidata a sede de algumas partidas do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, também está descartada dessa competição. A decisão foi tomada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) que definiu as cinco sedes nesta quarta-feira (19).

Leia mais:
Ingressos para jogos da Copa em Cuiabá estão esgotando
Secopa avança na revitalização de ruas no entorno da Arena

Das novas arenas da Copa, apenas os estádios Mané Garrincha, Mineirão e Fonte Nova já têm presença garantida na competição. Nesta quarta-feira, o Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou que estes três estádios farão companhia a São Paulo e Rio de Janeiro como sedes das partidas de futebol do evento.

Os três estádios, que receberam partidas da Copa das Confederações no ano passado, foram confirmados através de imagem divulgada no Twitter do Comitê Organizador das Olimpíadas. Como sede oficial dos Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro terá o Maracanã como principal palco do futebol. São Paulo deve receber partidas na Arena Corinthians.

A SEEL chegou a pleitear a inclusão da Arena Pantanal nos Jogos Olímpicos através do então secretário Estadual de Esportes, Laércio de Arruda, em agosto de 2010. Na ocasião, a cidade deveria receber visita do ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, para uma visita técnica, com a finalidade de discutir essa possibilidade.

A chance da capital mato-grossense ser incluída nas Olimpíadas de 2016, que tem como sede o Rio de Janeiro, surgiu no momento que o COB Comitê Olímpico Brasileiro detectou a necessidade de abrigar algumas seleções em outras sedes. Apostando no sucesso do primeiro estádio com certificação LED do País, Laércio de Arruda solicitou, na época que a Arena Pantanal fosse incluída como sede alguns jogos.

Futebol nos Jogos Olímpicos


Detentor de cinco títulos da Copa do Mundo, o Brasil jamais conquistou ouro olímpico no futebol. Os melhores resultados ocorreram em 1984, 1988 e 2012, quando a seleção sucumbiu diante de França, União Soviética e México, respectivamente, e ficou com a medalha de prata.

Os Jogos Olímpicos de 2016 terão sua abertura no Maracanã, em 5 de agosto, e se estendem até o dia 21 do mesmo mês. A expectativa é que 12.500 atletas desembarquem em território carioca para disputada de 28 modalidades.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa