Imprimir

Notícias / Arena Pantanal

Na última visita da Fifa, Silval garante Arena 100% pronta para dia 26 de abril

Da Redação - Darwin Júnior

A Arena Pantanal, estádio de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, recebeu na manhã deste domingo (23), a última inspeção técnica da Fifa antes do Mundial. Um grupo com 80 técnicos divididos em oito câmaras temáticas passou em revista por toda a Arena em um passeio pelos principais setores do estádio, incluindo arquibancadas, dependências internas, banheiros e gramado. Ao final da visita, o governador Silval Barbosa informou que o grupo leva uma 'boa impressão' da vistoria e definiu data da inauguração oficial da Arena totalmente pronta: 26 de abril com Luverdense x Vasco.

Leia mais:
Tecnologia da linha do gol deve ficar de herança na Arena, mas será pouco usada
Dilma deve vir a Cuiabá na próxima sexta para inaugurar Arena Pantanal

Participaram da visita técnica, inspetores da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo), das câmaras temáticas de competições, protocolo, bilheteria e sinalização, marketing, mídia e TV, tecnologia, serviços (alimentação, limpeza e voluntários) e hospitalidade. As conclusões estão sendo relacionadas em um relatório que será apresentado nas próximas semanas. A comissão pode, dentro de cada área, pedir correções, modificações e apresentar sugestões.

O grupo chegou à Arena Pantanal por volta das 8h45 e imediatamente iniciou a inspeção. Por determinação do COL, nenhum técnico teve contato com a imprensa local. Por todos os lugares, o grupo fez pontuação em planilhas específicas. A agenda previa nova visita à Arena no período da tarde. De Cuiabá, os técnicos seguem ainda hoje para Manaus onde darão sequência à última série de visitas aos estádios da Copa, antes do evento.

Após a inspeção, o governador Silval Barbosa, que estava acompanhado do secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães informou à imprensa que “os técnicos gostaram do que viram no estádio. Percebemos que houve uma animação e acreditamos que as conclusões serão muito positivas. Todas as determinações foram seguidas e cumprimos com as exigências protocolares. Dessa forma, está tudo tranquilo”.

Na entrevista coletiva, Silval reafirmou que na próxima semana – no dia 28 –, a presidente Dilma Rousseff deve fazer a inauguração simbólica da Arena Pantanal como fez em outras capitais da Copa. “A Dilma virá para algumas inaugurações em Mato Grosso. Estamos acertando para que nessa visita ela faça a inauguração simbólica da Arena. Creio que vá dar tudo certo”, disse o governador.

Silval Barbosa disse ainda que a inauguração do estádio ocorrerá no dia 2 de abril com a partida entre Mixto e Santos, pela Copa do Brasil. “Mas, a inauguração oficial com todas as cadeiras montadas e tudo pronto 100%, acontecerá no dia 26 de abril, quando jogam Luverdense e Vasco”, frisou. O governador garantiu que não haverá problemas com a instalação dos assentos. “Uma carga com 22 mil cadeiras produzidas na Alemanha já está no Brasil e em breve chega a Cuiabá. Isso não será problema”, assegurou.

O governador fez questão de destacar que a Arena Pantanal será o ‘único estádio da Copa 2014 a ser inaugurado 100% concluído’. Ele afirma que ‘não faltará nada para depois. “Podemos nos orgulhar de que teremos o estádio totalmente finalizado em abril”, garantiu.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa