Imprimir

Notícias / VLT

Com prazo estourado, só agora primeira estação do VLT começa a ser construída; fotos

Da Redação - Wesley Santiago

Com o prazo inicial estourado, só agora começou a construção da primeira estação de embarque e desembarque do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Várzea Grande. O novo modal que estava previsto para ser entregue antes da Copa do Mundo, só ficará pronto para uso em 2015, cerca de seis meses após o Mundial de 2014.

Veja mais:
Mais dois trens do VLT chegam ao CM e número de composições sobe para 17
Revoltada, população faz pichações em tapumes de obras do VLT; fotos

Quando prontas, as duas linhas irão interligar pontos considerados importantes de Cuiabá e Várzea Grande e devem trazer melhorias para o transporte público das duas cidades. A estação do aeroporto é a primeira das 33 que serão construídas nos dois eixos do VLT.

A linha 1 (Aeroporto-CPA) terá 22 estações, já na linha 2 (Centro-Coxipó) serão 11. A primeira estação do novo modal será construída em frente ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, na Avenida João Ponce de Arruda, próximo ao viaduto ferroviário do Aeroporto.

Em três terminais de integração (no total são quatro) serão edificados uma estação anexa ao terminal. Na Estação Porto, o esquema será diferente, já que o terminal será usado para integrar o transporte coletivo com o VLT.

A Estação do Aeroporto terá um projeto diferenciado. Ela não será no canteiro central da avenida e sim na lateral da avenida (sentido Aeroporto - Trincheira Zero Km). Em decorrência disso, a locação das linhas dos trilhos também está na lateral, o que faz com que a estação tenha duas plataformas, uma para o embarque e outra para o desembarque de passageiros. Nas outras estações será apenas uma plataforma, usada tanto para quem entra quanto para quem sai do VLT.

A estação ainda contará com: bilheteria, catracas para entrada e saída de passageiros, sala de quadros (para instalação dos equipamentos), sanitário para uso interno, lixeiras e pontos com bancos para o usuário aguardar a chegada do VLT (cujo intervalo pode ser de quatro minutos por sentido dependendo do horário).

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa