Imprimir

Notícias / Aeroporto

Aeroporto de Cuiabá será entregue em duas etapas, antes e depois da Copa

Da Redação - Wesley Santiago

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, será entregue em duas etapas segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). A primeira parte (Escopo Copa) deverá estar em funcionamento até o fim de abril, enquanto a segunda (Escopo Pós-Copa) só será finalizada após o término do Mundial de 2014.

Veja mais:
Direito de passageiro não será flexibilizado durante a Copa, informa Anac; há risco em Cuiabá
Fifa quer entregar ingressos no aeroporto e pode aumentar transtornos para os passageiros

A assessoria de imprensa da Infraero informou ao Olhar Copa que a obra de reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto de Cuiabá será entregue em duas etapas: “O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, não quer obras nos aeroportos durante o período de alta temporada, por conta disto as que não terminarem até o começo de maio, quando começa a aumentar o movimento de passageiros, ficarão para depois”.

A primeira etapa (Escopo Copa), que deve ser entregue até o fim de abril contempla os seguintes itens: duas esteiras de restituição de bagagem e estação de banheiros no desembarque doméstico, Centro de Operações Aeroportuárias (COA), calçada do estacionamento, casa de força - KF e central de água gelada; ampliação da capacidade de desembarque e liberação do embarque doméstico no piso superior (nova esteira de desembarque, recuperação do pátio Lado Ar, sanitários do desembarque doméstico, sala de embarque doméstico no piso superior, três pontes de embarque doméstico, área de inspeção, esteiras coletoras dos check-ins e carrosséis de bagagens, estacionamento, via de acesso, duplicação da via em frente ao terminal, via de serviço no Lado Ar, sinalização do pátio de aeronaves, elevadores e escadas rolantes).

Já os itens que ficarão para depois do Mundial (Escopo Pós-Copa) serão: liberação do acesso entre piso ao desembarque internacional e esteira de bagagem internacional (pavimento térreo: nova sala de desembarque internacional com um carrossel de bagagem desembarcada; pavimento superior: nova sala de embarque internacional; área externa: edificação do GEST, ponte de embarque destinada ao embarque e desembarque internacional).

Até fevereiro deste ano, o aeroporto atingiu 53,44% de conclusão, segundo a Infraero. Este número é referente a toda a obra, contando primeira e segunda etapa. Com a ampliação, o terminal passará a ter 13.200 m² no terminal de passageiros, antes eram 7.200 m². A capacidade irá subir de 2,5 milhões (2013) para 5,7 milhões em 2014.

A demanda de passageiros também deve crescer no terminal. Em 2013 foram 2,9 milhões/ano já em 2014 deve ser de 3,3 milhões/ano. O estacionamento de veículos, outro ponto de extrema importância para o local, deve passar dos 9.450 m² para 13.785 m².

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa