Imprimir

Notícias / VLT

Após adiamento, vigas serão lançadas nesta tarde na Ponte Júlio Müller

Da Redação - Wesley Santiago

Depois de ser adiado na última sexta-feira (11), foi marcado para esta tarde de segunda-feira (14) o início do lançamento das vigas na Ponte Júlio Müller, um dos principais pontos de ligação entre Cuiabá e Várzea Grande. O procedimento que começa hoje - e segue por toda a tarde - só deve ter fim na terça-feira (15).

Veja mais:
Motoristas sofrem com novo bloqueio no trânsito para avanço de obra do VLT; fotos
Lançamento de vigas na Ponte Júlio Müller é adiado

Como o içamento das 21 vigas de concreto é uma ação com maior complexidade será necessário o estreitamento na única pista disponível para o tráfego (sentido Cuiabá-Várzea Grande). Isso porque será necessário utilizar um guindaste de maior porte, que é capaz de içar as vigas de 30 metros cada.

Os trabalhos não aconteceram na última sexta-feira como estava previsto “por questões técnicas”, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).

A obra – A ponte Júlio Müller começou a ser construída em junho de 2013, com as atividades de limpeza do terreno para posterior estrutura (ponte branca) para executar a fundação. Atualmente estão concluídas as etapas de infra e mesoestrutura. O lançamento das vigas pré-moldadas compreende a etapa da superestrutura, que terá continuidade com o tabuleiro (laje), pavimento, new jersey, guarda-corpo, iluminação, sinalização e demais itens de acabamento.

A ponte possui cerca de 350 metros e está sendo construída à jusante do rio (do lado direito da ponte existente, no sentido Várzea Grande-Cuiabá). Será usada para o tráfego geral de veículos. Já a ponte central, que está bloqueada, será usada para passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Ela será reestruturada para a implantação da via permanente.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa