Imprimir

Notícias / Arena Pantanal

Fifa dá 12 dias para governo terminar obra da Arena Pantanal

Da Reportagem Local - Darwin Júnior/ Da Redação - Lucas Bólico

O governo do Estado tem apenas 12 dias para concluir 100% da Arena Pantanal e entregar a estrutura à Fifa. Foi o que ficou pactuado entre o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke e o Governo do Estado, instantes após a vistoria do estádio, na manhã desta quarta-feira (23).

Leia mais:
Ronaldo ‘perde’ dois pênaltis na Arena, mas garante que gramado é ‘excepcional’
A 50 dias da Copa, entrega de obras a tempo é incógnita em Cuiabá

Apesar do exíguo prazo, que se encerra no próximo dia 5, Valcke garantiu que a Arena Pantanal não está na lista de estádios que preocupam a organização do evento. Em entrevista coletiva concedida à imprensa após vistoriar a obra, o secretário afirmou que falta apenas a instalação de cadeiras e alguns acabamentos.

Como desembarcou sob chuva, o secretário-geral da Fifa preferiu não opinar sobre as obras no Aeroporto Marechal Rondon e demais intervenções da mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande. Ele sustenta, no entanto, que a preocupação da entidade é apenas com os acessos ao estádio.

Ainda participaram da vistoria o ex-jogador Ronaldo, representante do Comitê Organizador Local (COL), o ministro dos Esportes Aldo Rebelo, o governador Silval Barbosa (PMDB) e prefeito Mauro Mendes (PSB).

A Fifa cobra a conclusão da obra no dia 5 mas a “entrega” oficial para a entidade só acontecerá no dia 31 de maio. “Acredito que não haverá problemas com Cuiabá. Vejo que a obra do estádio está praticamente terminada. Se até a Copa do Mundo todos os acessos ao estádio estiverem prontos, então, está tudo muito bem”, afirmou Valcke.

Quanto aos atrasos das obras de mobilidade urbana, criticados internacionalmente, Jérôme Valcke tranquilizou: “Não acredito piamente no que a mídia diz. Sei que está havendo atrasos por aqui, mas isso não nos preocupa. O nosso interesse é o estádio e seu acesso facilitado aos torcedores. E nesse ponto, vejo que está tudo bem aqui em Cuiabá”.

O governador Silval Barbosa reafirmou o compromisso do governo de montar todas as cadeiras até o dia 5 de maio e atender a Fifa. “As cadeiras já foram todas fabricadas e até o final deste mês estarão em Cuiabá. Dentro do prazo pactuado com a Fifa, vamos entregar o estádio totalmente pronto”, frisou.

Silval evitou culpar as chuvas pelos atrasos, mas ressaltou que houve um imprevisto com o clima: “Nunca, nos últimos 40 anos, choveu tanto como neste período de setembro até hoje. Os cronogramas foram impactados e agora, resta correr contra o tempo para entregar as obras a tempo”. O governador assegurou que aproximadamente 4 mil operários estão trabalhando nas obras da mobilidade urbana. “Antes da Copa, todas as obras serão entregues, com exceção do VLT”, observou.

O ministro Aldo Rebelo, que ficará em Cuiabá até amanhã para acompanhar a visita da presidente Dilma Rousseff à Arena Pantanal, disse que admtira Cuiabá por estar construindo um legado da Copa do Mundo, ao contrário das demais sedes que se limitaram à fazer estádios e reformar aeroportos. “Entendo que essas obras vêm para melhorar o padrão de vida material e espiritual da população. A cidade e todo o Estado estão ganhando muito com essa Copa. Por ser uma cidade acolhedora, Cuiabá merece tudo isso”, enfatizou o ministro.

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes destacou a importância do legado da Copa do Mundo para Cuiabá: “O povo cuiabano está enfrentando fortes transtornos hoje, mas em breve, reconhecerá que os problemas são passageiros e que o legado deixará marcas positivas”. O prefeito destacou que entre as 12 cidades sede da Copa do Mundo, Cuiabá é que mais implementou ações de grande porte inspiradas na Copa do Mundo. “Teremos orgulho de fazer história”, bradou.

Ainda não há uma data para a inauguração oficial da Arena Pantanal. A princípio, deveria ocorrer neste sábado (26) com o jogo Luverdense x Vasco, pela Série B do Brasileiro, mas houve adiamento pelo fato de não haver tempo hábil para a montagem de todas as cadeiras. Cerca de 30 mil assentos estarão disponíveis para essa partida. Presume-se que a inauguração oficial seja marcada para o dia 21 de maio, com o jogo Flamengo x Bahia, pelo Campeonato Brasileiro da Série A.

Atualizada ás 13h50

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa