Imprimir

Notícias / Copa 2014

Relatório do TCE aponta que nenhum metro do VLT estará rodando até a Copa

Da Redação - Wesley Santiago/Reportagem Local - Darwin Júnior

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou, na tarde desta quarta-feira (23), o relatório de acompanhamento das obras que está sendo realizado desde janeiro de 2014. Foi constatado no documento que algumas construções de mobilidade urbana estão com várias patologias e algumas não ficarão prontas até o início do Mundial, que acontece em junho. O VLT também não deverá estar rodando até o evento.

Leia mais:
A 50 dias da Copa, entrega de obras a tempo é incógnita em Cuiabá
Ministro garante que VLT estará pronto em dezembro deste ano

Segundo o relator das obras da Copa do TCE, conselheiro João Batista Camargo, foram encontrados vários defeitos em obras como Estrada da Guarita, avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) e Trincheira Santa Rosa. A Trincheira da Jurumirim é outra que não deve estar concluída a tempo, assim como os COT's, a considerar o atual ritmo de obras.

Conforme João Batista, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não deverá estar rodando nem um metro sequer até o início do Mundial. "Não há como isso ocorrer e a população também não deve ficar alimentando essa expectativa", advertiu o conselheiro, pontuando que, no máximo, a via permanente ligando o Aeroporto ao Porto, deve estar estruturada, calçada e pronta para receber os trilhos. "É improvável que o VLT esteja rodando, já que, depois de pronta a via, é necessário um período de uns 50 dias para testes", sentenciou.

A linha compreendendo o Aeroporto ao Porto foi prometida pelo Governo do Estado, que pactuou com o consórcio do VLT a entrega de ao menos esse trecho para a Copa do Mundo. Na visita que realizou a Cuiabá na semana passada, o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, afirmou que o VLT cuiabano deverá estar pronto até o final do ano.

Até chegar à elaboração deste relatório, o TCE promoveu reuniões com o Secretário e Subsecretários da Secopa, representantes das empresas contratadas para execução das obras, representantes das concessionárias de distribuição de água e energia elétrica e com os prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande. O tribunal pontua que realizou inspeções em todas as obras em questão e analisou as medições, cronogramas e outras informações apresentadas pela Secopa.

No presente relatório, devido à proximidade da data limite para conclusão da maioria das obras, restringiu-se a abrangência às obras consideradas essenciais para a realização do evento Copa do Mundo 2014 e focou-se nos serviços que faltam para a conclusão das obras. No caso do VLT, cujo prazo de conclusão é 31/12/2014, focou-se nos serviços que assegurem a desobstrução dos trechos críticos, a trafegabilidade e um mínimo de harmonia arquitetônica às vias afetadas.

De acordo com o balanço do TCE, a porcentagem estimada da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos em Cuiabá e Várzea Grande é de 50,3% da conclusão. As obras tiveram início no segundo semestre de 2012. De acordo com o conselheiro João Camargo, as obras não terminarão este ano, conforme anunciado pelo Governo do Estado, ‘considerando o atual ritmo dos trabalhos’.

O relatório aponta que a 50 dias da Copa do Mundo, 99% da obra da Arena Pantanal está concluída e não preocupa. Não é o mesmo que se pode afirmar da Estrada da Guarita (77%), avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) que está 45% concluída (hoje a obra estaria paralisada) e a Trincheira Santa Rosa (com 68% da conclusão).

A Estrada da Guarita é a obra que mais preocupa o TCE. Dados do relatório pontuam que o término dessa obra no prazo (31/05) está irremediavelmente comprometido se as interferências (desapropriações, postes, contenção etc) não forem eliminadas com a máxima urgência. Esta obra é de suma importância para a realização do evento copa do mundo, já que é um caminho curto e rápido para se deslocar do aeroporto Marechal Rondon até a Arena Pantanal. A via também servirá de acesso às seleções que se deslocarem para o Centro Oficial de Treinamento (COT), da Barra do Pari. Tanto o COT do Pari quanto o COT da UFMT, estão com 60% da obra concluída e também não devem ficar prontos a tempo do Mundial, se for mantido o ritmo atual. Vale lembrar que os COT’s fazem parte da Matriz de Responsabilidade exigida pela Fifa.

Atualizada às 17h40

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa