Imprimir

Notícias / Copa 2014

Tour da taça da Copa chega a Cuiabá e população comparece em alto número; veja fotos

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O dia 2 de maio de 2014 já possui significado histórico para a população cuiabana apaixonada pelo futebol. Essa data marca a passagem do tour da taça Copa do Mundo FIFA 2014, ocasião em que a população mato-grossense teve a oportunidade de ver de perto o troféu mais cobiçado do mundo. Fabricada em ouro maciço, a taça possui valor inestimável e ficará exposta das 9 às 21 horas. Amanhã, dia 3, o símbolo máximo da competição seguirá para Curitiba.

Durante a abertura do evento, alguns campeões marcaram presença. O tricampeão mundial Carlos Alberto Torres foi responsável pela apresentação do objeto de desejo primordial de todas as seleções de futebol. Na ocasião, o “capitão”- como é carinhosamente chamado- repetiu o gesto feito na Copa do Mundo de 1970, levantando a taça. O ex-jogador Ruíter Jorge Carvalho representou os craques da bola de Mato Grosso e o professor e educador físico aposentado Paulo Nascimento recebeu uma homenagem devido aos seu projetos sociais ligados ao esporte.

Capitão do Tri, Carlos Alberto Torres acompanha a Taça em visita a Cuiabá

A exposição em Cuiabá reúne várias atrações sobre o Mundial e a história das Copas passadas. Uma estrutura montada ao lado da Arena Pantanal é a responsável por receber todos os visitantes. Entreter o público é o objetivo do evento e por isso, diversos jogos interativos foram instalados na área de recepção. No espaço ao redor dessa estrutura, brinquedos gigantes como um Totó humano e um super-estilingue estão a disposição das pessoas.

Esse tour da taça foi lançado no dia 12 de setembro de 2013, partindo do Rio de Janeiro e cruzando, ao longo de 225 dias, 89 países. Essa é a mais longa viagem já realizada pelo troféu. Ao todo, foram percorridos 150 mil quilômetros, o que equivale a três voltas ao redor do mundo.

Nas primeiras horas de exposição o público compareceu em alto número. Foram formadas filas em frente a estrutura de recepção, onde o clima era de animação. Várias escolas de ensino básico estavam presentes e a expectativa dos alunos era visível. Alam Santos, estudante do sétimo ano de uma escola pública da capital não conteve a alegria e comentou sobre o sonho de ver a taça de perto. “Estou muito feliz de ver a taça. Só os jogadores de futebol chegam tão perto assim delas. Essa Copa eu nunca vou esquecer”, comentou o garoto.

Ao ser concluído, no dia 1º de junho, em São Paulo, o tour da taça terá visitado 90 países. Somente campeões mundiais e chefes de Estado podem tocar a troféu, porém, mesmo com esta restrição, a organização do evento trabalhará até as 21 horas para que a integração da população com o símbolo máximo da competição seja prazeroso.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa