Imprimir

Notícias / Copa 2014

Cuiabá é uma das três cidades mais procuradas da Copa, aponta pesquisa

Da Redação - Wesley Santiago

 Uma pesquisa realizada pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), que reúne as principais redes de hospedagem do país, apontou que Cuiabá está entre as três cidades-sede mais procuradas por hospedagem durante o período de Copa do Mundo, atrás de Rio de Janeiro (RJ) e Natal (RN).

Veja mais:
Pesquisa aponta que Cuiabá é o lugar mais difícil para conseguir hotel durante a Copa
Diária de hotel em Cuiabá na Copa custa o dobro da final no Rio, aponta pesquisa

A capital mato-grossense conseguiu desbancar grandes centros como Curitiba e Salvador e ficou a frente na questão de venda de hospedagem. Cuiabá teve índice de 73%. Já o Rio de Janeiro ficou com 87% e Natal com 81%.

Por ser um dos grandes centros do futebol e também do Mundial de 2014, a cidade do Rio de Janeiro é a que tem maior procura. Aproximadamente 93% das unidades já têm pacotes fechados, por exemplo, para os dias 12 e 13 de julho, data da final da competição. Os percentuais de ocupação na capital carioca também estão acima dos 83% para jogos de outras fases.

Cuiabá também conseguiu uma importante marca, isso devido a jogos de seleções que mesmo não sendo de renome internacional, atraem grandes públicos. Nos dias 23 e 24 de junho, quando acontece a partida entre Japão e Colômbia, as reservas em hotéis já chegaram a 79% dos leitos nas principais redes.

Cidades como São Paulo (24%), Porto Alegre (62%), Curitiba (44%) e Salvador (57%), ainda tem uma boa disponibilidade de vagas. De posse desses números o Ministério do Turismo elaborou um plano de hospedagem alternativa que acrescenta 59.713 leitos às capitais da Copa. Desses, 3.491 são da modalidade pensões de hospedagem, como o ‘cama e café’; 3.804 em albergues; 22.478 leitos em imóveis para aluguel e 29.940 em motéis.

Foram registradas 240 mil diárias para os dias de jogos da Copa e da véspera, em levantamento feito entre a segunda e terceira semanas de abril. Para o Ministério do Turismo, que monitora a situação dos meios de hospedagem nas cidades-sedes, a pesquisa serve como parâmetro porque revela a ocupação dos maiores estabelecimentos hoteleiros nas cidades-sede.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa