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Notícias / Mobilidade Urbana

TCE divulga relatório de obras da Copa; COT's e trincheiras preocupam (fotos)

Da Redação - Wesley Santiago

 O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) divulgou, na tarde desta sexta-feira (16), o segundo relatório com os resultados dos trabalhos da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo 2014. Os trechos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e Trincheiras preocupam o órgão.

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Desde fevereiro - quando a comissão foi instituída - foram vistoriadas 16 obras (17 contratos). Foram apresentados no relatório a verificação dos cronogramas de execução, condições e qualidade dos serviços realizados até o momento foi abordada a situação dos repasses do Governo Federal e os pagamentos às empresas contratadas.



No relatório estão destacadas as obras que o governo se comprometeu a entregar até o dia 31 de maio. A Comissão identificou atraso nos repasses dos recursos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), do Ministério do Esporte e da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

O VLT foi dividido em dois trechos: Aeroporto/Porto e do Bairro Porto até o Viaduto da Sefaz. As obras da trincheira do Zero KM e da avenida da FEB foram elencadas como preocupantes pelo TCE e não há a certeza de que poderão estar finalizadas até o fim de maio.

A comissão também se demonstrou preocupada com as obras na trincheira Santa Rosa, objeto de determinação em medida cautelar, principalmente quanto à terraplanagem e pavimentação das marginais. O local é um dos pontos de grande fluxo da capital mato-grossense.

Na questão dos Centros Oficiais de Treinamento (COT) – barra do Pari e UFMT -, é tido como claro para o TCE que as obras não ficarão prontas em sua totalidade. Segundo a comissão houve poucos avanços desde a última inspeção – apenas o gramado apresentou melhora. Foi constatado também algum avanço na parte interna do prédio, no vestiário (piso) e uma laje que foi finalizada.

Foi constatado também que o número de operários que atuam na obra é insuficiente, mas o atraso na execução, de grande parte da obra, se deve à falta de material de acabamento. O COT do Pari é o local que mais preocupa e não deve estar pronto até o Mundial de 2014. A estrada da Guarita, que dá acesso ao local é outro ponto com diversas patologias. Um dos principais problemas são os buracos na via.

Para que consertos sejam feitos o TCE recomendou que a empresa responsável trabalhe em três turnos com grande quantidade de operários e com todos os equipamentos necessários à disposição para que tudo esteja pronto até o início da competição.

A Comissão foi instituída por meio da Portaria nº 014/2014, do TCE-MT, é composta pelo conselheiro José Carlos Novelli, como supervisor, o conselheiro substituto João Batista de Camargo Junior, atual relator da Secopa, o secretário de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia, André Luiz Souza Ramos e o auditor público de controle externo, Benedito Carlos Teixeira Seror.

Foram vistoriadas 16 obras (17 contratos) que a Secopa assumiu o compromisso de entregar até 31 de maio, são elas: duplicações da Estrada da Guarita, da Rodovia Mário Andreazza, as trincheiras Santa Isabel/Verdão, a do Santa Rosa, a da Av. dos Trabalhadores à Av. Jurumirim, duplicação da Av. Arquimedes Pereira Lima, complexo Viário do Tijucal, restauração da Av. 8 de abril com implantação coletor tronco Córrego Mané Pinto, restauração de ruas entorno Arena Pantanal (dois contratos 40 e 60 de 2012), viaduto Dom Orlando Chaves , construção da Av. Parque do Barbado, construção dos Centros Oficiais de Treinamento UFMT e da Barra do Pari, reforma e ampliação do Aeroporto Mal. Rondon e implantação do FIFA FAN FEST.

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