Imprimir

Notícias / Copa 2014

Dilma garante aeroportos preparados para a Copa: "Poeira está diminuindo"

Globo Esporte/Agência Brasil

 A presidente Dilma Rousseff garantiu nesta segunda-feira que os aeroportos estão preparados para receber os turistas na Copa do Mundo. Segundo a presidente, e que os brasileiros vão sentir orgulho dos terminais que estão sendo construídos, pois vão ficar como legado do Mundial.

- Quem passar hoje pelos aeroportos da maioria das nossas capitais vai notar que a poeira e o barulho estão diminuindo, e os tapumes estão sendo retirados para dar lugar a instalações modernas e confortáveis. É claro que eles vão servir à Copa, mas, além de tudo, eles são investimentos no bem-estar do nosso passageiro, no bem-estar desses milhões de brasileiros que passaram a ter renda suficiente para comprar sua passagem de avião e viajar. Garanto que nossos aeroportos estão preparados para a Copa do Mundo. Vamos receber todos muito bem.

No programa semanal "Café com a Presidenta", Dilma informou que participará nesta terça-feira da inauguração do Terminal 3 do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com capacidade para receber 12 milhões de passageiros por ano.

- O terminal é maior que os outros três que já operam em Guarulhos e que, em breve, serão reformados. O novo terminal tem 20 pontes de embarque e um pátio capaz de atender a 34 aeronaves ao mesmo tempo.

A presidente lembrou que, em abril, inaugurou o Píer Sul do aeroporto de Brasília, e ainda este mês será inaugurado o Píer Norte. Segundo Dilma, no aeroporto do Galeão, a reforma dos terminais e a expansão do Terminal 2 elevaram em quase 80% a capacidade de atendimento dos passageiros. Em Manaus, a capacidade do aeroporto foi triplicada com a ampliação e a modernização do terminal de passageiros, disse a presidenta.

- No aeroporto de Confins, em Minas Gerais, até o final do mês, vamos concluir as obras do Terminal 3, no pátio e a reforma do saguão do Terminal 1. Tanto o aeroporto de Confins quanto o aeroporto do Galeão vão ter outras obras de ampliação, mas elas não são para a Copa, serão obras permanentes para atender ao aumento de passageiros de todo o Brasil.

Dilma ressaltou que os investimentos em aeroportos vão atender ao crescimento da demanda no Brasil. Desde 2003, o número de passageiros nos aeroportos saltou de 33 para 111 milhões ao ano. Segundo ela, o governo está investindo R$ 7,3 bilhões na expansão de 270 aeroportos espalhados pelo interior do país.