Imprimir

Notícias / Copa 2014

Mesmo sem começar a operação, trecho entre Cuiabá e Bolívia já tem voos cancelados

Da Redação - Wesley Santiago

 O voo entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), que será operado pela empresa AmasZonas ainda não começou a ser operado, mas já teve mais de 15 viagens canceladas por conta do atraso nas obras do aeroporto para a Copa do Mundo de 2014. O voo inaugural estava previsto para segunda quinzena de maio, mas acontecerá apenas em junho. Voo inaugural não aconteceu.

Veja mais:
Empresa aérea uruguaia divulga primeiro voo charter para Cuiabá durante a Copa
Voo internacional liga Mato Grosso à Bolívia em menos de uma hora; durante a Copa, viagens serão diárias

“Inicialmente o voo estava marcado para acontecer no dia 22 de abril deste ano. Eu disse para eles que estavam malucos, mas não acreditaram em mim. Depois a data foi modificada e agendaram para o dia 22 de maio o voo inaugural, o que também não aconteceu. As viagens começarão somente no dia 10 de junho, há poucos dias do Mundial”, disse o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Mato Grosso (Sindetur), Oiran Gutierrez, em entrevista ao Olhar Copa.

A reportagem do Olhar Copa consultou o site da empresa AmasZonas e confirmou a informação passada pelo presidente do Sindetur. Passagens entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra (BOL) foram encontradas apenas a partir do dia 10 de junho, restando 2 dias para o início do Mundial de 2014 e 3 dias para o primeiro jogo em Cuiabá. A passagem de Ida está fixada em USD 195,00 (R$ 432,90*).

Um voo inaugural estava previsto para acontecer na última quinta-feira (22), porém, isso não aconteceu. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). Foi anúnciado também que a primeira viagem aconteceria no dia 2 de junho, o que culmina em um atraso de pelo menos oito dias.

Segundo o Oiran, várias passagens já tinham sido emitidas pela empresa e tiveram de ser canceladas: “Como são três voos por semana de ida e volta, foram mais de 15 voos que não puderam ser feitos por conta dos atrasos. Nós já tínhamos turistas de vários países da América do Sul que viriam antes para a capital mato-grossense”.

“Nós já temos voos marcados para Agosto e Setembro, resta saber se vamos estar aptos para operá-los após o Mundial de 2014. Os Estados pagam para as companhias aéreas levarem voos para suas cidades, chegam a bancar as empresas nos primeiros meses. Mas aqui os empresários têm de implorar para poder trabalhar”, revelou o presidente.

Segundo o presidente, este é um voo que colocará Cuiabá na rota internacional: “É uma viagem que ajuda a conectar vários países da América do Sul a nossa cidade. Com este voo será possível fazer conexões com o maior hub da América Latina, que fica na cidade do Panamá. A duração das viagens seria muito menor”.

“Com este voo, os empresários já estão almejando fazer conexões com várias outras cidades da América do Sul que ficam a uma hora de viagem deste ponto. Seria muito mais rápido chegar a países como Peru, Argentina e Chile. Tudo já está encaminhado, só falta colocar para funcionar. Será que nós, que somos o centro da América do Sul, vamos perder esta oportunidade?”, indaga Oiran, que ainda acrescentou que Campo Grande está saindo na frente neste quesito (a cidade também terá voos da empresa AmasZonas).

Ele ainda acredita que entre três ou seis meses de operação, a empresa faria estes voos – que no início acontecerão três vezes por semana – diários: “Se isso acontecer, sabe o que pode gerar? A empresa LAN – uma das maiores da América latina - começará a operar na cidade, os benefícios seriam imensos para a capital mato-grossense”.

* Cotação do dólar: R$ 2,22

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa