Imprimir

Notícias / Copa 2014

Atrasos nas obras em Cuiabá são destaque no The New York Times

Da Redação - Wesley Santiago

 Cuiabá foi novamente destaque internacional, desta vez no jornal ‘The New York Times’, um dos mais conceituados nos Estados Unidos. A matéria, publicada na última segunda-feira (26), traz um panorama sobre como estão as obras da capital mato-grossense para a Copa do Mundo e duras críticas aos atrasos.

Veja mais:
Relatório do TCE repercute na imprensa nacional; COTs não devem ficar prontos (fotos)
Jornal chileno repercute críticas de internautas do Olhar Direto e faz "alerta" a torcedores

A reportagem começa comparando o público do campeonato estadual de Cuiabá com a Expoagro: “Quatro dias de rodeio aqui traz aproximadamente 80 mil pessoas, quase o dobro do que a liga estadual de futebol do Estado atraiu durante o ano passado”. O repórter Seth Kugel ainda lembra que nenhum time local conseguiu chegar à primeira divisão desde 1980.

Segundo o jornal, este foi um dos motivos da surpresa com a escolha de Cuiabá como cidade-sede do Mundial de 2014, que resolveu construir um novo estádio e investir $ 1,4 bilhões para modernizar a infraestrutura antiquada da qual tinha. “Nós somos os líderes mundiais em Agronegócio. Nós precisamos levantar a nossa capital para coincidir com a influência do nosso estado”, disse o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães.

Ainda é dito que os turistas devem esquecer como se diz “Bom dia” e “Obrigado” em português e começar a aprender palavras como “Desvio” e “Em Obras”. Isso porque a cidade é retratada como um verdadeiro canteiro de obras. O governo do Estado já anunciou que muitas das obras de mobilidade urbana não ficarão prontas em sua totalidade até o início do evento.

“É uma vergonha a cidade aparecer desta maneira para os turistas. Eles deveriam ter investido apenas no estádio, aeroporto e principais avenidas. Mas o plano era muito extenso. A cidade vai se sair bem, mas quando? Pode ser daqui a um, dois, cinco ou 11 anos”, disse ao jornal Hélio Pimentel, músico e escritor que vive em Cuiabá.

A publicação afirma também que a capital mato-grossense é pouco conhecida mesmo dentro do país, este é outro dos fatos que causou a surpresa na escolha do município para sediar jogos do torneio. “Até Manaus, muitas vezes caricaturado como sendo uma selva pela imprensa mundial, tem 1,8 milhões de habitantes e voos diretos para Miami e décadas de experiências com pessoas que vão até a cidade por conta da floresta amazônica”.

A Expoagro é tida como um dos sucessos na cidade, por levar um grande público (cerca de 300 mil pessoas) durante a sua realização. O jornal ainda lembra da relação de amizade entre o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador e hoje senador Blairo Maggi (PR) que pode ter facilitado a escolha de Cuiabá como sede.

O secretário da Secopa lamentou o declínio do futebol, mas acredita que a Copa ajudará o futebol voltar a crescer no Estado: “Nós temos uma grande tradição no futebol. Mas em 20 anos ele tem estado em declínio. Estou confiante que o Mundial de 2014 foi apenas o pontapé necessário para trazê-lo de volta”.

Funcionários que trabalham nas obras da Copa reclamaram do curto espaço de tempo para construir diversas obras. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ganhou destaque na publicação que trouxe uma declaração do promotor do Ministério Público, Clóvis de Almeida Júnior: “Não houve nenhum estudo técnico ou de viabilidade. Não havia outro resultado possível, além do caos”.

Vários outros projetos prometidos para a Copa do Mundo e que não serão entregues foram elencados na matéria, porém, Maurício Guimarães voltou a ressaltar o discurso de que o essencial para a realização do torneio será entregue. Já o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), afirmou que: “Um lugar onde as obras públicas estão em andamento é um lugar que está sendo transformado”. Confira a matéria (em inglês) clicando AQUI.

*trechos com tradução livre

Atualizada ás 15h31

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa