Imprimir

Notícias / Copa 2014

Segurança pública diz estar pronto para o pior durante a Copa

Da Redação - Wesley Santiago

 O maior temor das forças de segurança pública durante a Copa do Mundo é que aconteça algum tipo de ataque terrorista, segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante. Porém, ele afirma que se algo do tipo acontecer em Cuiabá: “nós estamos preparados para o pior, que seria explodir uma bomba na cidade”.

Veja mais:
Em Cuiabá, Exército será último recurso do governo para atuar contra manifestações
Forças de segurança não vão tolerar protestos violentos durante a Copa

A responsabilidade sobre problemas com terroristas será do ministério da Defesa, que já tem homens do exército trabalhando na capital mato-grossense: “Nós temos uma equipe especializada de Goiânia (GO) que já trabalha em Cuiabá há algum tempo junto com os outros órgãos”, explicou o chefe do Estado Maior do Exército em Mato Grosso, coronel Paulo César Ferreira.

A equipe que vem diretamente de Goiânia (GO) atua na defesa química, biológica e radiológica e também fazendo varreduras em possíveis ‘alvos’ que estão espalhados pela cidade: “Se houver necessidade de um aumento neste número de agentes, outros virão para Mato Grosso”, afirmou Bustamante.

Bustamante ainda acrescentou que Cuiabá não deve ter torcedores ‘encrenqueiros’: “As torcidas que vem até a capital mato-grossense não tem histórico de serem baderneiras. Provavelmente teremos ocorrências por causa do consumo excessivo de álcool. Mas nada fora do comum”.

A venda ilegal de ingressos é outro ponto em que os oficiais devem focar. Pessoas que forem flagadras vendendo ingressos no entorno do estádio ou em qualquer ponto da cidade será encaminhado a uma delegacia, onde será feito um termo circunstânciado.

Caso o ingresso seja falso, a Lei é mais dura e o indivíduo responderá por estelionato. A prática cambistas, apesar de ilegal, é comum em  todo o Mundo. Nos eventos-teste realizados em Cuiabá, eles agiam livremente no entorno da Arena Pantanal.

No Fan Fest - que funcionará no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro - os agentes de  também estarão auxiliando para evitar problemas. Porém, dentro do evento a segurança será feita por uma empresa particular, similiar aos Stewards. No local a programação será extensa - serão 14 shows nacionais. Para mais informações sobre o 'Fan Fest' clique AQUI.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa