Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

Eleições na OAB/MT

No final de novembro/2012, serão realizadas as eleições para a renovação do Conselho Seccional da OAB/MT, bem como de sua Diretoria e dos representantes do Estado de Mato Grosso no Conselho Federal da OAB.

Os desafios são muitos e a situação não é das melhores, pois o tempo e a experiência têm demonstrado que as reeleições no Brasil somente servem para a formação de grupos não republicanos que querem se perpetuar no poder, onde cuidam somente dos seus interesses. No caso da OAB/MT não é diferente. O envolvimento de membros de direção da instituição em casos nebulosos é infelizmente uma prova de que nem ela está infensa aos malfeitos desse Brasil varonil.

É urgente que se renove. É urgente que novos grupos e novas pessoas assumam as responsabilidades pelos destinos de nossa Instituição e da advocacia mato-grossense. A renovação é salutar e necessária. É preciso que acreditemos na renovação, pois os problemas e os desafios são muitos e estão à espera de quem os enfrentem. A advocacia está órfã de uma representação forte que faça valer o seu prestígio em prol do advogado. O Poder Judiciário de primeira instância da Justiça Comum claudica entre a inércia e o marasmo. As Instituições são abaladas por escândalo e mais escândalos. E a sociedade civil está a procura da sua representante que se omite nas questões mais relevantes e até nas mais corriqueiras. Não podemos viver somente das glórias passadas da nossa combativa Instituição. É preciso construir o futuro.

Entretanto, neste deserto de lideranças um fato é auspicioso: a presença de uma mulher liderando a oposição para as eleições de novembro/2012. Não é a primeira vez que isto acontece, será a segunda, mas certamente não será a última, pois a presença da mulher nos cargos de mando é cada vez maior. E um sinal concreto de que acreditamos nas mulheres é que outorgamos há pouco tempo a uma delas o cargo de Presidente da República. E não há queixas a respeito da gestão da primeira mulher que presidiu a OAB/MT por dois mandatos. E a mulher que ora pleiteia o cargo de Presidente da OAB/MT tem defeitos como todo mundo, mas tem relevantes qualidades, a primeira é de ter coragem – que muitos homens não tiveram – de liderar a oposição. A segunda é que já demonstrou esta coragem ao se afastar daqueles que passaram a não cumprir os compromissos com a classe e com a sociedade. E já comprovou que tem preparo, vivência e competência para presidir a nossa Instituição, onde já exerceu diversos cargos de relevo.

Não se trata, como é corriqueiro no Brasil, de votar no menos pior, mas, sim, estamos diante de uma excelente opção de mudanças e de transformação. Depende de nós!!!


*RENATO GOMES NERY – é advogado e ex-presidente da OAB/MT.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet