Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

A importância do advogado professor na formação dos novos profissionais

Sob a ótica de que, no horizonte a vencer, o que se diz é tão relevante quanto como se diz, na função de Advogado-professor é fundamental ultrapassar a práxis didática, saindo da clausura dos saberes postos à reprodução, rompendo com o monólogo jurídico e inovando os métodos na aplicação do ensino jurídico.

O advogado professor tem o importante papel no despertar da consciência crítica do aluno – futuro gestor da ciência jurídica - a fim de que o discente avance os limites que norteiam a sua zona de conforto, assumindo dessa forma uma postura ativo-desbravadora, de forma crítica, debatendo mais significativamente com os temas jurídicos relevantes.

Atualmente, este desafio revela-se imprescindível, pois, necessário se faz conquistar e incentivar seus alunos a assumir o papel de agente principal de sua própria história, se sentindo membro atuante da academia, e se preparando para construir uma carreira profissional sólida.

Essencial externar ao acadêmico a função social das suas atividades como operador do direito, provocando sua consciência de que não deve somente vislumbrar os seus interesses pessoais, mas sim, que o principal objetivo deve ser no sentido de melhorar a qualidade da profissão jurídica, construindo uma valorosa e forte advocacia.

Assim, nesta data tão especial, homenageamos de forma honrosa aqueles que possuem o importante papel de formar os futuros profissionais, como atores principais na mudança de mentalidade dos reflexos sociais, econômicos e políticos, ensinando para a vida e alcançando uma transformação mais significativa da realidade social.

A OAB/MT por meio de sua Comissão de Advogado Professor parabeniza os Heróis desta linda profissão.


Dejango Riber Oliveira Campos é advogado, diretor adjunto da Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso e presidente da Comissão de Advogado Professor da OAB/MT.
Sitevip Internet