Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Artigos

OAB: Momento de reflexão

Reprodução

A democracia tem um significado vasto, de proteger o direito à liberdade, respeitar a vontade da maioria, assegurar a todo cidadão o direito e a proteção legal perante ao sistema judiciário, enfim, possuímos interpretações variadas, que em resumo sempre terá uma palavra principal: a liberdade.

Por outro lado, quando passamos a analisar a filosofia e a democracia, retornamos ao passado onde grandes nomes vivenciaram seu momento, pensamentos e interpretações distintas, a nos permitir resistir às inclinações comparativas e detectar os problemas existentes pela busca de soluções.

E nada melhor neste momento do que fazermos a análise política daquele que possui a melhor condição de trazer mudanças necessárias e dar amplitude a permitir a satisfação de todos profissionais abdicados ao exercício da advocacia.

Se fizermos esta análise, vamos perceber que durante o período que o nosso colega pré-candidato Leonardo Campos, esteve à frente da administração da CAA-MT, seccional do Estado de Mato Grosso, avanços e as conquistas foram alcançados dando um salto positivo a favor de todos nós militantes da advocacia.

Isso significa ganho, política descentralizada, voltada à satisfação de todos; política de apoio no sentido de proteger e conceder qualidade ao militante advogado.

Por outro lado, a gestão administrativa da seccional de Mato Grosso, graças ao apoio dos conselheiros das comissões, pode trazer conquistas à sociedade civil, através do esforço e dedicação conduzida por cada presidente – pela importância de possibilitar a sociedade civil o contentamento de se ter cumprido a democracia.

Contudo, fica a pergunta, ao profissional advogado: houve conquistas no espaço e no tempo, nas diversas esferas do Poder Judiciário aos que militam? Essa é a reflexão da filosofia contemporânea com a democracia do direito pela conquista no resgate a valorização da classe.

O descontentamento é geral, a nossa luta tem que estar voltada não apenas no pronunciamento escrito, mas a luta é estar à frente pela valorização da classe, resgatar o respeito e a dignidade ao profissional advogado é papel importante para aquele que tem por objetivo assumir a nova gestão.

Dessas afirmações podemos elaborar a nossa pergunta, quem dos candidatos possui na política atual condições aptas para o enfrentamento?

Pela experiência de anos dentro da seccional de Mato Grosso, pelo histórico como gestor, pela demonstração das conquistas e dos avanços frente à CAA-MT, pela demonstração de humildade, de companheirismo voltado a todos e pela coragem demonstrada ao enfrentamento da militância, exala o nome do advogado Leonardo Campos.

Leonardo Campos, o apoio vem pela confiança demonstrada frente aos trabalhos realizados, e sabemos que o trabalho será pelo enfrentamento ao Poder Judiciário, no sentido de se fazer respeitar o militante da advocacia neste Estado.

Não podemos nos calar diante do desrespeito que vem imperando nos últimos tempos, por exemplo, aonde se leva mais de seis meses para liberação de um alvará judicial; não podemos nos calar diante da falta de funcionários para atendimento digno a classe; não podemos nos calar diante da falta de assessores aos Juízes para melhor andamento nos processos; não podemos nos calar diante da falta de cumplicidade a agilidade com decisões uniformizadas nos Juizados Especiais; e sabemos, pela sua capacidade, integridade, e acima de tudo coragem no enfrentamento, o nosso Colega Leonardo Campos, na política atual, possui todos os requisitos para o debate e alcance de tais conquistas.

Não desmerecemos aos demais, longe disso, apenas estamos buscando demonstrar que a democracia se faz pela conquista de enfrentamento, o que atualmente mais estamos precisando. Deve se dizer um basta, a pronunciamentos filosóficos e democráticos, o advogado na conjuntura atual precisa de respeito e dignidade, mudanças enérgicas e essenciais aos que militam e vivem da advocacia. E Leonardo é capaz de conduzir essa transformação.


Rodrigo Palomares é advogado em Mato Grosso
Sitevip Internet