Imprimir

Artigos

Planejamento Estratégico na Carreira Jurídica

Ana Lúcia Ricarte e Dynair Souza


            Muito se fala em planejamento estratégico do escritório de advocacia, em plano de negócios, mas pouco se fala em planejamento estratégico da própria carreira jurídica.
 
            O advogado antes de ser gestor do escritório de advocacia, de definir os rumos de seu negócio precisa definir estrategicamente sua carreira. Para tanto precisa identificar suas principais habilidades, seu diferencial como profissional e traçar suas metas para curto, médio e longo prazo, em outras palavras, o advogado precisa se conhecer e definir exatamente onde quer chegar.
 
            Indicamos ao profissional a realização de um Plano de Desenvolvimento Individual – PDI no qual  refletirá sobre seu propósito de carreira identificando onde quer chegar, em quanto tempo e os marcos importantes deste caminho, também identificará neste quais competências, conhecimentos técnicos, habilidades que podem apoiá-lo para alcance de seus objetivos, ressaltando quais precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas, a partir das necessidades identificadas deve criar  seu plano de desenvolvimento a curto, médio e longo prazo.
 
            É fundamental que o advogado se coloque como responsável pelo seu projeto de carreira, já que ele é o principal agente. Precisa entender que  as carreiras são construídas e que as pessoas estão procurando experiências particulares e significativas, vemos que as carreiras precisam ser customizadas pois cada indivíduo é um ser único. Mesmo o advogado empregado precisa entender que sua carreira é por ele conduzida e não pelo proprietário da empresa ou escritório a que esteja vinculado, também os gestores precisam ver que os profissionais podem e devem estar engajados na construção das próprias carreiras pois assim serão  melhores e trarão maiores resultados.
 
            Mas quais habilidades e competências identificamos como imprescindíveis ao advogado em busca de sucesso nessa carreira competitiva?
 
A motivação e autoconhecimento são essenciais a todo indivíduo, sem isso o autogerencimento de carreira não será possível, também é necessário que o profissional conheça seus valores e direcione sua carreira em conformidade com estes. Toda carreira depende de versatilidade, continua adaptação e resiliência.
 
O advogado precisa ter uma especialidade ou nicho de atuação, mas ao mesmo tempo estar sempre pronto a aprender, reaprender e mudar se preciso for. Sim, o profissional que desde sempre se coloca numa postura de aprendizado constante sai na frente. Também identificamos que os profissionais de sucesso nesta área tomam decisões que  abrangem suas características e valores pessoais  de forma autêntica e significativa, além de buscarem sempre o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, sempre analisando os impactos nesse equilíbrio  em suas decisões de carreira. A mentalidade de crescimento também é marca registrada nos que se destacam na profissão.
 
No programa “Advocacia 5.0 de sucesso” iniciamos exatamente pelo autoconhecimento e necessidade de mecanismos de autogerenciamento de carreira a partir  de uma mentalidade de crescimento que implica no advogado participante conhecer seus pontos fortes para melhorá-los de modo a ser um diferencial e seus pontos fracos com identificação dos que realmente precisam ser desenvolvidos para o desenvolvimento de carreira. Num segundo momento trabalhamos a liderança, essencial ao advogado, mesmo que não tenha uma equipe a ser liderada já que entendemos que a liderança começa por si mesmo e é próprio da profissão a necessidade de desenvolvimento de habilidades de liderança, sendo fundamental que nesta esteja presente a inteligência socioemocional. Com esses dois pontos importantes trabalhados  partimos para o planejamento estratégico com teoria e prática efetiva, o participante sairá desse módulo com seu planejamento pronto e municiado para realizar novos planejamentos estratégicos ao longo da carreira.
 
Nosso curso Advocacia 5.0 além de trabalhar com os participantes a construção da postura profissional, a liderança permeada pela inteligência emocional, o planejamento estratégico, objetiva dar suporte teórico e prático para construção de algumas habilidades e competências fundamentais na nova advocacia, como direito sistêmico, práticas de resolução de conflitos, negociação, governança corporativa, LGPD aplicada a advocacia, posicionamento no mercado, gestão, estratégias de marketing, comunicação assertiva, além de aspectos práticos da advocacia.
 O grande diferencial do projeto “Advocacia 5.0 de sucesso”, contudo, é o programa de mentoria de carreira pelo período de três meses, em que tudo o que foi trabalhado nos módulos do curso poderá ser aplicado pelos participantes  sob orientação individualizada das mentoras, ou seja, é a fase de ultimação de uma carreira ajustada as característica e realidade de cada um dos participantes.
 
Nosso programa foi pensado para os jovens advogados mas também para os profissionais que já atuam no mercado mas precisam ajustar sua carreira a nova realidade de um mundo 5.0 em que é necessário conhecer e utilizar a tecnologia mas também crescer em suas habilidades humanas diferenciais para se destacar no mercado propiciando aos seus clientes uma prestação de serviços realmente única.
 
Siga-nos no instagram @adv5.0desucesso e  faça parte do time  5.0 de sucesso.
 
Dynair Souza, Advogada, Master Coach,  Mentora de carreira e negócios, Professora e Palestrante, Presidente da Comissão de Gestão Estratégica e Liderança na Advocacia da ABA Mato Grosso, cocriadora do programa Advocacia 5.0 de sucesso

 Ana Lúcia Ricarte, Advogada, Gestora de Escritório, Mentora e Palestrante,  Diretora da ABA Mato Grosso, cocriadora do programa Advocacia 5.0 de sucesso.


IG: @adv5.0desucesso
@dynairsouza
@anaricarteadvogada
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Imprimir