Imprimir

Artigos

Recuperação judicial das empresas como ferramenta de reequilíbrio em tempos de pandemia

Gilberto Gomes da Silva

Em apenas dois anos, aproximadamente 600 empresas brasileiras fecharam as portas. Os dados compõem a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que apontou que no segundo trimestre de 2019, o país tinha 4,369 milhões de empresas e, devido à pandemia, esse número caiu em 2020 e atingiu 3,788 milhões no segundo trimestre de 2021.

Visando atualizar as questões jurídicas que regem o tema e também oferecer alternativas para lidar com as consequências da crise econômico-financeira instalada pela pandemia, em 2021, foi sancionada a Lei n. 14.112/2020, denominada Nova Lei de Recuperação Judicial e Falência.

A referida normatização alterou as Leis 11.101/2005, 10.522/2002 e 8.929/1994, visando modernizar a legislação que trata da recuperação judicial, extrajudicial e falência do empresário e da sociedade empresária no país.

A recuperação judicial é um instrumento jurídico que pode ser utilizado pelas empresas com dificuldades financeiras para obter um prazo maior na negociação de dívidas, contribuindo para reorganizar a sociedade empresarial e a continuidade do negócio.

O Art. 47 da Lei 11.101/2005 estabelece que: "A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica."

Sobre isso, o estudo da PNAD revelou que entre o segundo trimestre de 2019 e o mesmo período de 2021, o número de empregados no setor privado caiu 10,1%, de 44,7 milhões para 40,2 milhões. Com isso, houve uma redução de 4,5 milhões de vagas no Brasil.

Logo, quando uma empresa fecha suas portas, ela deixa de gerar empregos e oportunidades, o que impacta na renda de milhares de trabalhadores e prestadores de serviços. Por isso, a importância da atualização de instrumentos processuais que possam garantir a recuperação de empresas.

Para lidar com todos os aspectos jurídicos que têm a finalidade de evitar a falência, é fundamental estar cercado de profissionais especializados para estabelecer o equilíbrio financeiro e retornar ao mercado econômico de forma competitiva.

Cabe destacar que a recuperação não pode e não deve ser vista sob a ótica exclusiva de moratória, mas de reorganização de contas e obrigações, uma vez que em seu processo não se busca tão somente o fato econômico, mas igualmente demonstrar aos credores e fornecedores, capacidade lucrativa e de viabilidade na continuidade das atividades da empresa enquanto negócio.

E a partir desse binômia é que se pode verificar a ocorrência da efetividade do instituto da Recuperação enquanto ferramenta de auxílio na continuidade da empresa.

 

Gilberto Gomes da Silva é advogado, especialista em Direito Civil e Processual Civil, com MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). E-mail: gilberto.gomes@irajalacerdaadvogados.com.br

 
Imprimir