Imprimir

Artigos

Você sabe como funcionam as férias?

Fabrício Gonçalves de Oliveira

As férias se constituem em um dos mais importantes direitos trabalhistas, tendo em vista que elas propiciam descanso para o empregado, funcionando como verdadeira medida de proteção à saúde e de promoção da segurança no trabalho. Afinal, um trabalhador descansado produz mais, adoece menos e fica mais atento no ambiente de trabalho, evitando acidentes. Logo, é um direito que sequer otrabalhador pode abrir mão.Além disso, as férias permitem que o empregado passe mais tempo com a sua família e a comunidade ondevive. Mas como funciona, na prática, esse direito?

Bem, após o período de 12 meses, chamado de período aquisitivo, o trabalhador faz jus a 30 dias de férias. A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) dispõe, ainda, que as faltas injustificadas ao serviço, ocorridas ao longo do ano, não podem ser descontadas dos dias relativos às férias, devendo-se observar a proporção do artigo 130 da CLT.

Após serem adquiridas em 12 meses de trabalho, as férias devem ser usufruídas nos 12 meses seguintes, no denominado período concessivo, e por aí vai, até o término do contrato de trabalho.

Em regra, as férias não devem ser fracionadas. Em caráter excepcional, podem ser divididas em dois períodos, desde que nenhum deles seja inferior a 10 dias. Essa divisão é inaplicável para os que possuem idade inferior a 18 anos e idade superior a 50 anos.

Pela legislação atual, quem define o período de férias é o empregador, mas ele deve comunicar o trabalhador com antecedência, por escrito, no mínimo 30 dias antes de iniciar as férias, para que este possa minimamente se organizar. A marcação deve levar em consideração, ainda, as necessidades do serviço e as possibilidades de diversão e repouso do empregado (Convenção 132 da Organização Internacional do Trabalho – OIT).

No caso dos trabalhadores estudantes com idade entre 16 e 18 anos, as férias deverão obrigatoriamente coincidir com os períodos escolares, propiciando, assim, o adequado descanso ao empregado.

Quanto ao pagamento, ele deve ser feito até dois dias antes de iniciar as férias. E esse pagamento deve levar em consideração o salário na data da concessão, bem como os adicionais eventualmente devidos e pagos ao longo do ano, como o noturno, o de insalubridade, o de periculosidade e o de horas extras. Também deve ser pago, na oportunidade, o chamado “terço de férias”, previsto na Constituição da República.

E se não concederem as férias ou não houver pagamento antecipado? Nessa primeira situação, o trabalhador receberá o pagamento em dobro, como punição à empresa que não cumpriu a lei, e continuará a ter o direitode usufruir o período de férias, caso o contrato de trabalho ainda esteja em curso. Em relação à segunda hipótese, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), em sua súmula 450, entende que, mesmo que o empregado tenha usufruído as férias, mas não tenha recebido antecipadamente, será devido o pagamento em dobro.

A lei ainda permite que o empregado venda um terço do período de férias, mas isso deve ser avaliado com paciência pelo empregado para não comprometer o seu descanso.

A CLT também traz uma hipótese que tem sido muito comum em épocas de crise: as férias coletivas. Nesse caso especifico, a empresa deve justificar e comunicar a decisão previamente ao Ministério do Trabalho e Emprego. As férias coletivas podem ser divididas em até dois períodos, mas nenhum deles pode ser inferior a 10 dias.

Como se vê, em se tratando de férias, informação nunca é demais, especialmente por ser um direito que atende à saúde, prevenindo a fadiga, o estresse e até mesmo a depressão, permitindo que o empregado usufrua o seu merecido descanso tranquilamente e que renove as suas forças. O corpo humano tem limites e eles devem ser respeitados.

Fabrício Gonçalves de Oliveira é procurador-chefe do MPT em Mato Grosso
Imprimir