Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Geral

Conselho Estadual dos Direitos da Mulher escolhe nova composição

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher escolheu, na manhã desta segunda-feira (06), quais serão as instituições que farão parte da nova composição do colegiado para o biênio 2012/2014. A reunião aconteceu na sede do Conselho e contou com a presença da Secretária Adjunta de Justiça e Direitos Humanos, professora Vera Araújo, e entidades da sociedade civil.

Presidida pela defensora pública Tânia Regina de Matos, representante da Defensoria Pública, a comissão eleitoral deu início ao processo eletivo às 10h30. Ao todo dez entidades da sociedade civil se inscreveram para participar da eleição, entretanto, apenas nove estiveram presentes até o início da votação.

Às 11h15 o resultado foi proclamado. Foram eleitas as entidades: FETAGRI (Federação de Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso), MT MAMA (Associação de Trabalho Voluntário contra o Câncer de Mama de Mato Grosso) e OAB-MT (Ordem dos Advogados do Brasil, secção Mato Grosso) com 8 votos; CENEG (Centro Nacional de Cidadania Negra), LIBLES (Associação de Direitos Humanos e Sexualidade, Liberdade e Lésbica) e UBM (União Brasileira de Mulheres) com 7 votos; SINTEP (Sindicato dos Trabalhadores de Ensino Público de Mato Grosso) com 6 votos; e CUT (Central Única de Trabalhadores) com 5 votos.

A BPW (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá) e CRSS (Conselho Regional de Serviço Social) obtiveram apenas 4 votos cada uma, ficando de fora da próxima composição. Entretanto, as duas entidades foram convidadas a participar como observadoras até que haja discussão a respeito da ampliação da composição do CEDM-MT, que deverá ocorrer nessa nova gestão.

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher é um órgão consultivo que tem por finalidade promover políticas públicas para eliminar a discriminação da mulher, assegurando-lhe condições de liberdade e igualdade de direitos, bem como sua plena participação nas atividades políticas, econômicas e culturais do Estado (art. 2º da lei estadual 7.815/02).

Além das oito entidades eleitas representando a sociedade civil, mais oito governamentais serão representadas, atendendo ao princípio da paridade. As novas conselheiras tomarão posse no dia 13 de agosto, às 17h30, na sala dos conselhos, localizada na avenida Baltazar Navarros, bairro Bandeirantes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet