Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Civil

RECURSOS DA SAÚDE

MPF investiga suposta malversação de dinheiro por parte de Chico Galindo

Foto: Reprodução

MPF investiga suposta malversação de dinheiro por parte de Chico Galindo
O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso instaurou inquérito civil público para apurar suposta malversação de recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) por Chico Galindo (PTB), ex-prefeito de Cuiabá. O caso está no MPF desde o ano passado, quando o petebista deixou o comando da prefeitura.

O procurador da República Douglas Fernandes determinou encaminhamento de ofício ao Ministério da Saúde solicitando informações sobre as prestações de contas do município de 2010 a 2012. Caberá ao Ministério da Saúde informar se as contas foram aprovadas ou não e encaminhar a respectiva documentação.

Ainda entre as diligências estabelecidas inicialmente, o procurador também quer que a prefeitura informe se a secretaria municipal de Saúde tem dívidas acumuladas e quais seriam essas dívidas.

Prefeito de Cuiabá recorre ao STJ para não pagar indenização por danos morais
MPF-MT abre inquérito para questionar transporte de cargas com excesso de peso

A prefeitura também deverá confirmar o número da conta para a qual é repassado o dinheiro do Ministério da Saúde referente ao "bloco de atenção média e alta complexidade" e o número da conta em que ficam os recursos destinados ao pagamento de salários de servidores.

O procurador quer saber se houve, de 2010 a 2012, transferência de recursos da conta referente aos repasses do governo federal para a conta usada no pagamento dos funcionários. A reportagem do Olhar Jurídico tentou contato com o ex-prefeito, mas não obteve êxito. Ele estaria em Portugal.

O inquérito, segundo o MPF, foi instaurado no último dia 27 por conta da necessidade de mais informações e maior prazo, além da complexidade do caso. Dependendo do resultado das investigações, o MPF poderá, por exemplo, apresentar à Justiça uma ação por improbidade administrativa contra Galindo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet