Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Previdenciário

"bolsa-bandido"

Senador propõe fim de auxílio-reclusão a familiares de detentos

Foto: Dida Sampaio/Agência Estado

Senador Alfredo Nascimento, autor da Proposta de Emenda à Constituição

Senador Alfredo Nascimento, autor da Proposta de Emenda à Constituição

A PEC 33/2013 que acaba com o auxílio-reclusão concedido a dependentes de presidiários aguarda relator para ser votada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal.

O presidente da Casa, Renan Calheiros, afirmou que o auxílio-reclusão deveria constar na pauta prioritária definida em acordo com líderes partidários, tendo em vista a repercussão que o assunto teve nas redes sociais durante os protestos que exigem melhorias políticas no Brasil.

Tachada como “bolsa-bandido” e “bolsa-reclusão”, o benefício é pago aos dependentes de presos em regime fechado ou semiaberto para garantir o sustento para a família que antes dependia da renda do indivíduo preso, desde que esses presos sejam contribuintes do INSS.

Presidiários terão maior facilidade para sacar FGTS

Esposa de filhos de servidor preso terão auxílio-reclusão

A PEC é de autoria do senador Alfredo Nascimento (PR-AM), que explicou que para a sociedade é difícil aceitar a concessão do benefício a quem cometeu um crime.

Conforme informado pela Agência Senado, o senador opinou que “acabar com o benefício pode desonerar a Previdência Social de um encargo que se mostra, pela conjuntura atual, indevido e injusto”.

Leia outras notícias do Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet