Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Geral

Servidores de cinco comarcas participam de curso

Servidores de cinco comarcas do Poder Judiciário de Mato Grosso participam do Programa Liderar – A Estratégia dos Líderes Vencedores realizado nesta quinta e sexta-feira (9 e 10 de agosto) na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva. No encontro com o consultor organizacional Eduardo Shinyashiki estão presentes representantes de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger e Poconé.

A capacitação existe desde 2003 e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso atua na expansão do projeto para todas as comarcas do Estado. Ao todo serão realizados treinamentos e palestras em 10 comarcas, além das que já receberam a atividade: Cáceres, Sinop, Alta Floresta, Diamantino, Tangará da Serra, Rondonópolis, Primavera do Leste, Barra do Garças, Juína e São Félix do Araguaia.

Na visão da diretora-geral do TJMT, Lucymar Kiyomi Ono, a iniciativa representa um ganho para os servidores do interior de Mato Grosso, com reflexo direto no trabalho desempenhado pelo Poder Judiciário como um todo. Com isso, o maior beneficiário é a sociedade. Ainda segundo a diretora, o curso ainda minimiza o impacto provocado pela distância geográfica entre as comarcas do interior e a Capital, sendo também uma forma de unificar o entendimento sobre o que o Tribunal de Justiça espera nessa gestão. “A capacitação garante maior proximidade entre os servidores, uniformização das técnicas, do atendimento. Quando se busca qualidade não adianta capacitar somente quem está na Entrância Especial. É preciso olhar para todos que compõem o Poder Judiciário”, assevera.

Ao grupo capacitado neste momento, Eduardo Shinyashiki mostrará a importância em ser líder inicialmente de si mesmo para depois liderar os outros. De acordo com o conferencista, esta é uma maneira para criar uma equipe que caminha para o mesmo sentido. Ele ressalta que é importante ter autocontrole e entender a realidade e anseios do próximo.

Para a gestora-geral do Fórum de Santo Antônio do Leverger (34km a sul de Cuiabá), Siomara Ribeiro Teixeira de Carvalho, toda capacitação auxilia no crescimento pessoal e profissional de quem participa e o programa Liderar vem para contribuir com esse processo importante para a melhoria do serviço público. A servidora avalia que o crescimento de um líder reflete diretamente no todo, uma vez que passa a ser multiplicador do ensinamento. “O curso traz ferramentas importantes para liderar com sabedoria e incentivar os colegas”.

Da Comarca de Poconé, o distribuidor Ney Costa Marques acredita que o programa vai contribuir para o trabalho desempenhado no Fórum. Espera ainda que Shinyashiki demonstre a importância de se ter um líder, como forma de esclarecer aos colegas que têm resistência a essa função.

O gestor do Juizado Especial de Chapada dos Guimarães (67km a norte), José Macia Júnior, frisa que sempre aceita os convites de capacitação por ver no encontro a possibilidade de aprendizado e troca de experiências com os colegas e palestrantes. Quando ao Liderar, ele aponta que será importante para relembrar pontos importantes que terminam esquecidos com os afazeres do dia a dia. “Percebo que vamos esquecendo algumas práticas e a reciclagem vem para proporcionar essa atualização”.

Com o mesmo entendimento, a gestora de informática do Fórum de Várzea Grande, Renata Bueno, complementa que cursos e palestras ministrados por Eduardo Shinyashiki trazem bastante contribuição para a vida pessoal e profissional, diante da maturidade emocional do instrutor. “Acredito na renovação da capacidade nata que temos em liderar. O Eduardo consegue dar uma oxigenada nas ideias, nos faz lembrar que trabalhamos com pessoas, que precisamos incentivar os colegas”.

Gestora do Fórum de Cuiabá, Márcia Eliza Ribeiro também acredita que a atividade contribuirá com o crescimento pessoal. “Sempre participo dos cursos e consigo aplicar algo que aprendo na vida profissional e pessoal”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet