Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

Renan: Senado vai aguardar palavra final do STF para decidir sobre mandato de Cassol

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta segunda-feira (12) que a Casa vai esperar o trânsito em julgado da decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o senador Ivo Cassol (PP-RO) para se manifestar. Ele foi indagado por jornalistas sobre a possibilidade de Cassol perder o mandato em razão de ter sido condenado pelo STF.

- Não convém, do ponto de vista das instituições, queimar etapas. É fundamental que nós aguardemos o trânsito em julgado da decisão do Supremo. O Senado fará o que sempre fez: dará cumprimento à Constituição - disse Renan.
O Supremo Tribunal de Federal (STF) reconheceu na semana passada que cabe ao Congresso Nacional deliberar sobre a perda de mandato de senador ou deputado condenado pela Corte. A mudança de posição ocorreu em julgamento realizado na quinta-feira (8), ao fim do qual o senador Ivo Cassol foi condenado.

O senador Ivo Cassol (PP-RO) pretende questionar a decisão do Supremo de condená-lo por problemas relacionados a licitações no período de 1998 a 2002, quando foi prefeito de Rolim de Moura (RO). De acordo com a assessoria do senador, ele discorda do resultado e vai “recorrer nos termos da lei, porque não houve os fatos de que o Ministério Público o acusa”.

Petrobras
Na mesma entrevista, Renan Calheiros foi questionado sobre a acusação do engenheiro João Augusto Rezende Henriques, ex-funcionário da Petrobras, sobre a existência de um esquema de corrupção na estatal que teria direcionado recursos a políticos da PMDB. A denúncia foi publicada em edição deste final de semana da revista Época. O presidente do Senado disse que falaria sobre o assunto em outro momento porque se dirigia na ocasião para presidir sessão solene do Congresso Nacional em comemoração aos 25 anos da União Brasileira de Mulheres (UBM).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet