Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

Serafim na mira

Paulo Taques e José Moreno articulam sucessão da OAB-MT

Foto: Jonas da Silva / OD

Paulo Taques e José Moreno articulam sucessão da OAB-MT
Os líderes da oposição da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Mato Grosso (OAB-MT) - Paulo Taques e José Moreno fizeram reunião para alinhar pontos de vista comuns que defendem para a instituição em almoço em um restaurante da Cuiabá.
 
Taques e Moreno afirmaram que é possível uma candidatura única para enfrentar o atual candidato da situação Maurício Aude, como pode haver três nomes para concorrer. Taques diz não haver problema para uma futura composição com o grupo liderado pela candidata Luciana Serafim para candidatura única ou não. A advogada afirmou no fim de semana ser irredutível sua candidatura. Além dos quatro, o quinto candidato da OAB-MT é Pio da Silva.

Paulo Taques criticou o atual grupo que domina a direção da OAB há duas décadas, segundo ele, por interesse próprio. Ele afirma que ele e Moreno defendem a moralização da forma de administrar a ordem.

“O advogado Moreno tem dito que a primeira coisa que ele quer fazer é arejar a instituição. Parar de fazer a OAB-MT como se fosse extensão do escritório de membros da OAB”, critica.

De acordo com Taques, a atual gestão utiliza a estrutura da instituição para interesse próprio.

“O Moreno defende é fazer a OAB-MT atender o advogado”, diz. “A conversa foi muito produtiva e a visão que o Moreno demonstrou é a visão que nosso grupo tem para mudar a OAB-MT”, afirma. “Achei a conversa dele boa e se enquadra naquilo que pensamos para a OAB”.

Ele afirma que a OAB é inapta para cobrar o Poder Judiciário sobre distorções do trabalho de advogados e todos os operadores do Direito.

Moreno

José Moreno Sanches Júnior diz que trabalha para unidade em formação de chapa. “Essa unidade passa por apoio de pessoas que considero importante nesse processo de eleição da OAB”. Ele diz ter pessoas da atual gestão da OAB-MT que o apoiam.

“Nossa candidatura não foi imposta, não é candidatura do desejo pessoal meu. Estamos trabalhando a base para ver assim definir essa candidatura”.

Ele afirma que sua candidatura lançada há menos de uma semana por um grupo liderado por Sebastião Monteiro, João Scaravelli e Bruno Boaventura ganhou adesão com ligações de apoio do interior.

O advogado Sebastião Monteiro diz que o trabalho de José Moreno é conhecido de longa data por todos os advogados, pois ele milita há 17 anos. “O José Moreno é o candidato para representar o novo advogado e quem está no mercado, como ideias colocadas para todos os advogados”.

Escritório modelo

Ele diz que uma das propostas que alinha a visão dos dois grupos, além de não ter OAB a interesse dos escritórios dos membros da direção, é a criação de um escritório modelo no prédio da instituição para o jovem advogado iniciar a carreira, dado o custo inicial que a estrutura demanda para quem ainda não tem cliente.

“Tem uma proposta concreta que defendemos desde 2006. O candidato falou que ia fazer, não fez e o atual presidente não fez, que é um escritório que possa atender o advogado que começa a carreira”, explica Paulo Taques.

De acordo com ele, o advogado vai ter secretaria, biblioteca e em três anos começa a ganhar musculatura profissional e vai montar seu escritório e libera a vaga do escritório modelo para outro.

“Dinheiro para isso tem. É só parar de preocupar com licitação fraudulenta que dá para fazer”, critica sobre falhas da atual gestão. “Na sala do presidente da OAB dá para fazer quatro escritório modelo. Vamos parar com essa ostentação”, recomenda.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet