Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

Brasil Eleitor destaca a importância da criação de partidos para a democracia

O programa Brasil Eleitor desta semana vai abordar a importância dos partidos políticos. As legendas são a base da democracia e o símbolo da participação da sociedade no Estado. Para se criar um partido é necessário o cumprimento de várias etapas disciplinadas na pela Resolução 23.282/20110 do Tribunal Superior Eleitoral, explicadas na reportagem por Alessandro Costa, coordenador de registro partidário do tribunal. Esta edição do programa vai ao ar neste domingo (18), às 20h30 pela TV Justiça.

Outra reportagem vai mostrar as datas importantes a que os eleitores devem estar atentos para ficar em dia com a Justiça Eleitoral e aptos a votar nas Eleições 2014, como por exemplo: o prazo de alistamento eleitoral, solicitação de voto em trânsito, transferência de domicílio eleitoral e emissão de segunda via do título de eleitor.

A equipe do Brasil Eleitor foi à 25 de Março, rua de compras mais famosa de São Paulo, para saber se os eleitores conhecem mais um termo no quadro Glossário Eleitoral: sufrágio. Em meio às compras, alguns cidadãos ficaram sabendo o significado da expressão eleitoral.

O programa também vai ensinar como acessar o Informativo TSE, página direcionada a todos os cidadãos, principalmente estudantes e profissionais do ramo jurídico que se interessem em conhecer mais sobre assuntos da Justiça Eleitoral. O espaço foi elaborado pela Assessoria Especial da Presidência do TSE e contém resumos não oficiais de decisões do tribunal ainda não publicadas e acórdãos já publicados no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (DJE).

Para finalizar esta edição, o Brasil Eleitor destaca a primeira parte da série “Memórias da Democracia - Os Novos Olhares do Tempo”, cujos episódios trazem entrevistas exclusivas com os ex-presidentes do Tribunal Superior Eleitoral, ministros Ricardo Lewandowski, Ayres Brito, Marco Aurélio e Carlos Velloso, que contam histórias pessoais e desafios que ajudaram a construir a democracia brasileira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet